Guia da Semana

Virada Cultural 2013

Próxima edição do evento acontece dias 18 e 19 de maio e terá Racionais MCs, Céu, Criolo, Gal Costa e muito mais

Este evento terminou

Virada Cultural 2013

Data 18 Mai 2013-19 Mai 2013
18 e 19 de Maio de 2013

Preço(s) Grátis

Horário(s) Das 18h de Sábado até as 18h do Domingo.

A organização da Virada Cultural anunciou a programação completa de sua 9ª edição, que acontece entre os dias 18 e 19 de maio. Alguns nomes divulgados anteriormente como Racionais MCs e Gal Costa tiveram os horários de seus shows divulgados. Outras novidades, como Raça Negra, Criolo, Emicida e Lobão, foram anunciados na lista de atrações.


Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr. morto em março, será homenageado pela banda A Banca, formada pela formação original da CBJR, com o baixista Champignon nos vocais. Outros homenageados durante a Virada 2013 serão Paulo Vanzolini, Carlos Reichenbach e Marku Ribas.

O Guia da Semana listou os destaques dos principais palcos da Virada Cultural 2013. Tome nota:

Palco Júlio Prestes

O palco principal da Virada, o Júlio Prestes, traz grandes shows de gêneros musicais variados. Daniela Mercury se apresenta ao lado do Zimbo Trio, abrindo a programação às 18h de sábado. Pela Júlio Prestes, também passam Gal Costa, Criolo e Racionais MCs. As atrações internacionais são o cubano Eliades Ochoa, o pai do funk George Clinton e o duo de rap Black Star.


25 de março com novos nomes da música

Uma das novidades da Virada 2013 é o palco montado na Rua 25 de março. Com uma programação dedicada a novos nomes da música brasileira, o Palco 25 de março recebe shows de Lucas Santtana, Hurtmold, Lirinha, Mombojó, Céu, Otto e muitos outros.


Lucas Santtana é uma das atrações do Palco 25 de março da Virada Cultural 2013


Palco São João

Na São João, a grande atração é o cantor e compositor carioca Lobão. As atrações do palco são predominantemente roqueiras. Outro destaque do palco é o Mundo Generator, banda do ex-baixista do Queens of the Stone Age Nick Oliveri. O Palco São João também vai receber A Banca, banda formada pelos integrantes do Charlie Brown Jr que vai homenagear Chorão.

 

Chefs na Rua

Após a confusão ocorrida durante o Chefs na Rua do ano passado, a organização da Virada ampliou seu espaço e o número de participantes. Em 2013, o evento acontece das 8h às 18h de domingo na Avenida São Luiz e traz os chefs Jefferson Rueda, do restaurante Attimo; Raphael Despirite, do Marcel; Dagoberto Torres, do Suri; Juliana Mottter, do Maria Brigadeiro; Marcelo Pinheiro, do Tarsila; Janiana Rueda, do Bar da Dona Onça e muitos outros nomes.


Theatro Municipal

O Theatro Municipal tradicionalmente abre suas portas durante a Virada. E em 2013 não será diferente. Com uma programação com shows que trazem discos clássicos da nossa música tocados na íntegra, o Municipal recebe artistas como Fagner, Odair José e Jorge Mautner.


Jorge Mautner toca álbum homônimo lançado em 1974 no Theatro Municipal

Forró no Viaduto do Chá

Um palco especifico para o forró é uma das novidades da Virada Cultural este ano. Montado no Viaduto do Chá, o espaço vai receber shows de Trio Virgulino e outros grandes nomes do gênero.

 

Stand-up comedy na Praça da Sé

Já para quem gosta de dar boas risadas, a Virada Cultural terá um palco especial dedicado ao gênero stand-up comedy. Montado na Praça da Sé, o palco vai trazer grandes nomes do humor brasileiro, como Danilo GentiliRafinha Bastos e Fabio Porchat.


Praça da República

A Praça da República vai celebrar o samba na Virada 2013. O grupo carioca Fundo de Quintal é uma das grandes atrações do palco, ao lado de importantes nomes de gerações distintas do gênero genuinamente brasileiro, como Raça Negra, Sombrinha, Almir Guineto e Jorge Aragão.


O grupo Raça Negra é uma das atrações do palco montado na Praça da República

Viradinha na Estação da Luz

A criançada ganhou uma programação especial durante a Virada Cultural 2013. Um palco montado na Estação da Luz vai receber as atrações da Viradinha, como Palavra Cantada, Peixonauta e Pequeno Cidadão.


Largo do Arouche

O brega é o gênero vigente no palco montado no Largo do Arouche. Artistas de épocas diferentes que honraram o brega ao longo dos anos se apresentam, de Sidney Magal a Luiz Caldas, passando por Banda UÓ e Felipe Cordeiro.


O paraense Felipe Cordeiro

Pista especial dedicada ao funk

O funk, outro gênero popular nas periferias, também terá programação especial na Virada 2013. A pista, localizada na Praça Alfredo Issa, vai receber nomes do gênero “funk ostentação” como MC Nego Blu e Menor Chapa.


Música eletrônica ganha várias pistas

Mais uma vez a música eletrônica ganha muito destaque na Virada Cultural 2013. Ao todo, sete pistas serão dedicadas exclusivamente ao gênero.

 

Shows nos SESCs

A rede SESC também vai oferecer uma programação especial e gratuita. Ao longo das 24 horas de evento, diversos shows vão rolar nos SESCs espalhados pela cidade. Afrobombas, BNegão, Casuarina e Lirinha são algumas das atrações confirmadas.


O Afrobombas se apresenta no SESC Consolação durante a Virada Cultural 2013

 

Centro da Cultura Judaica

O Centro da Cultura Judaica mais uma vez preparou programação especial durante a Virada Cultural 2013.Um dos destaques é o show especial que propõe o encontro de músicos brasileiros e israelenses. Às 21h do dia 18, Wilson Simoninha e Joca Perpignan se apresentam ao lado da cantora árabe-israelense Mira Awad.

Virada Cultural Paulista 2013

Quem mora fora da cidade de São Paulo, também tem sua própria versão da Virada Cultural. Entre os dias 25 e 26 de maio, 27 cidades do interior e litoral paulista recebem uma ampla programação de shows e atividades culturais gratuitas.

Entre os destaques da programação estão Tulipa Ruiz (Americana, sábado, às 23h), Marcelo Jeneci (Araçatuba, domingo, às 17h), Gaby Amarantos (Araraquara, domingo, às 18h30), Otto (Assis, sábado, à 0h30), Criolo (Barretos, sábado, à 0h30; e Franca, domingo, às 18h90), Titãs (Barretos, domingo, Às 18h30), Arnaldo Antunes (Caraguatatuba, sábado, à 0h30) e Gal Costa (Jundiaí, domingo, às 18h30).

Por Anderson Nascimento
Compartilhe

Comentários

Notícias recomendadas

9 filmes para ver com a sua mãe na Netflix

"Perfeita é a mãe!", "Valente" e Minhas mães e meu pai" estão na lista!

“It”: terror baseado em obra de Stephen King ganha trailer sinistro

Filme com ator de Stranger Things estreia em setembro nos cinemas

Saiba tudo sobre Vade Retro, nova série da Rede Globo

A trama levanta questões éticas inerentes a todo ser humano

Novo trailer de “Valerian e A Cidade dos Mil Planetas” mostra a exuberância de seu universo fantástico

Filme de Luc Besson chega aos cinemas no dia 10 de agosto

Netflix confirma segunda temporada de "Santa Clarita Diet"

Novos episódios chegam ao site em 2018

Em resposta a João Doria, Amazon oferece livros para download gratuito

Empresa ainda doará Kindles a instituições que promovam cultura e educação