Guia da Semana

Confira um roteiro de arte em São Paulo

Cinema, artes plásticas ou teatro e outros pontos artísticos na cidade

Não é à toa que São Paulo é a principal metrópole do Brasil. Com uma programação cultural agitada, além da vida noturna sem igual, a cidade é a meca da produção artística no país. Por isso, o Guia da Semana selecionou os principais roteiros de arte na capital. Confira!

Theatro Municipal de São Paulo

Inaugurado em 1911, o teatro colocou São Paulo no roteiro internacional dos grandes espetáculos. Hoje, além de ponto turístico da cidade, é palco de diversas apresentações - das clássicas às contemporâneas.

MAC - Museu de Arte Contemporânea

Localizado no Parque do Ibirapuera, o MAC recebe as principais exposições do circuito da arte contemporânea - seja ela brasileira ou internacional.

Sesc Belenzinho

Aberto em 2010, o Sesc Belenzinho segue à risca a premissa adotada pelas demais unidades, com a proposta de oferecer estrutura para atividades culturais, de lazer e convivência.

Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira e um passeio imperdível para os amantes da sétima arte. Além do acervo, o local ainda recebe mostras e exposições.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Uma das instituições artísticas mais antigas da cidade, a Pinacoteca conta com exposições e retrospectivas de grandes nomes da arte. Na Estação Pinacoteca, próxima ao prédio principal, o foco é a arte moderna e contemporânea.

Praça da Luz, 2 - (11) 3335-4990 Leia mais

Galeria Fortes Vilaça

Uma das galerias brasileiras mais bem estabelecidas no circuito internacional, a Fortes Vilaça tem grandes nomes em sua lista de artistas, entre eles os grafiteiros Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como Os Gêmeos.

Centro Cultural São Paulo - CCSP

O CCSP é um espaço multicultural que recebe exposições e mostras dos mais diversos nichos, além de contar com salas de show, cinema e galeria. O amplo espaço convida o público a desfrutar de mesas para estudo e biblioteca.

Instituto Tomie Ohtake

Instituto Tomie Ohtake entrou no circuito das artes de São Paulo depois de receber grandes exposições, como a da artista japonesa Yayoi Kusama e do surrealista Salvador Dalí. Localizada em Pinheiros, é parada obrigatória!

Museu da Imagem e do Som - MIS

Palco das exposições mais procuradas da cidade, o MIS conta também com uma programação paralela que visa fomentar a arte contemporânea nacional. Por lá, você pode conferir shows, peças, filmes e até balada.

Beco do Batman

No coração da Vila Madalena, o Beco do Batman é uma verdadeira galeria à céu aberto. Com incontáveis grafites, o local é um dos pontos da cidade mais visitado por turistas.

Centro Cultural Banco do Brasil

Localizado no coração de São Paulo, o CCBB é um dos espaços culturais mais renomados da cidade. Além de receber importantes exposições, o local é palco de mostras de cinema e teatro, além de contar com um charmoso café.

Atualizado em 10 Fev 2015.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças