Guia da Semana

Infelizmente nem todas as pessoas conhecem a Fundação Ema Klabin. Infelizmente porque a casa, como já foi chamada, é um verdadeiro oásis no meio do caos paulistano e parece um refúgio ou um paraíso escondido, tendo em vista que estar entre seus cômodos e jardins faz com que nos sintamos em um lugar completamente diferente de todos os que já estivemos antes.

Quando Ema Klabin nasceu, no ano de 1907, São Paulo já era a Metrópole do café, mas, surpreendida pela Primeira Guerra Mundial, mal conheceu a Belle Époque e precisou residir-se na Suíça com sua família, retornando ao Brasil muitos anos depois.

Com a prosperidade da empresa familiar, seu pai resolveu comprar uma nova residência, que refletisse o status adquirido e proporcionasse conforto. Depois, passou a investir no loteamento do bairro do Jardim Europa, revendendo os terrenos, aumentando seu capital, e também presenteando seus filhos.

Assim, Ema adquiriu sua casa e, desde então, era evidente que gostaria que esta se destacasse da vizinhança e expressasse sua personalidade.

O Guia da Semana esteve lá (hoje é uma Fundação) e conta tudo o que encontrou.

Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43
Horário:
Visitas agendadas às terças e quintas, às 14h, 15h, 16h e 17h; às sextas, as visitas são livres e gratuitas
Preço: R$ 10 ou R$ 5 para estudantes ou idosos.
Agendamento: Entre em contato pelo número: (11) 3062-5245 ou pelo e-mail: [email protected].


Por Nathália Tourais

Atualizado em 9 Out 2015.