Guia da Semana

10 escultores que você precisa conhecer

Com diferentes estilos, todos eles colocam emoção e profundidade em seus trabalhos

O universo da arte possui diversas vertentes e, sem dúvidas, uma mais interessante e envolvente que a outra. Entre filmes, pinturas, instalações, música, dança, moda e tantas outras, destaca-se a escultura. 

Presente em muitos estilos, encanta pelo mágico e pelo sombrio, pelo realismo ou abstrato. E para que você veja alguns deles, o Guia da Semana lista 10 escultores incríveis que você precisa conhecer. Confira:

1 - KEVIN FRANCIS GRAY

O artista irlandês Kevin Francis Gray é famoso por suas esculturas com aspecto de que estão derretendo. Feitas em mármore e bronze, dão alusão a tecidos, nos lembrando os estilos neoclássico e também barroco. 

As obras são, muitas vezes, sombrias e melancólicas, e retratam pessoas anônimas que lutam contra algum problema.

 

2- DANIEL ARSHAM 

O escultor traz às suas obras muitos conceitos arquitetônicos e transita entre pintura, escultura e instalações. A arquitetura é um tema predominante em toda a sua obra; ambientes com paredes erodidas e escadas indo a lugar nenhum, paisagens onde a natureza substitui estruturas, fazendo coisas que não é suposto fazer - experiências cotidianas de oportunidades para confundir as nossas expectativas de espaço e forma.

Assim, simples gestos ainda paradoxais dominam sua obra escultórica: uma fachada que parece ondular ao vento, uma figura envolta na superfície de uma parede, um objeto contemporâneo moldado em cinzas vulcânicas como se ele tivesse sido encontrado em algum futuro sítio arqueológico.

3- PETER DEMETZ

O artista italiano Peter Demetz transforma madeiras sem vida em arte. Esculpidas à mão e sempre remetidas a figuras humanas, o realismo das obras impressiona, principalmente pela riqueza de detalhes, seja em curvas e sinais do corpo ou em dobras e aspectos nas roupas.

4- EDOARDO TRESOLDI

Edoardo Tresoldi usa o arame, material frio e industrial, para criar suas esculturas. Suas obras capturam a relação entre o corpo humano e o espaço. Além disso, as instalações são feitas em locais inusitados, como decks de praias.

5- ADAM BEANE

Adam Beane é um escultor renomado, conhecido por seus retratos altamente realistas e poses dinâmicas. Como escultor autodidata, Adam desenvolveu técnicas exclusivas para alcançar detalhes e, durante sua carreira, descobriu que os materiais tradicionais de escultura foram limitantes. Assim, inventou um novo e revolucionário material chamado CX5.

6- MARK NEWMAN

Mark Newman é referência quando o assunto são esculturas geeks. Autor de obras antológicas, destaca-se pela grande habilidade de criar cenas, retratos e seres irreais. Utiliza resina, clays e também o bronze, indo do realismo à caricatura.  

7- RON MUECK

Ron é conhecido pelo seu trabalho hiper-realista. E quando usamos a palavra hiper é porque não dá para ser mais real do que é e, se não fosse pelos tamanhos diferenciados, suas obras seriam facilmente confundidas com pessoas de carne e osso. Para criá-las, utiliza resina, fibra de vidro, silicone e argila.

 

8- JORDU SCHELL

Jordu é um gênio na criação de monstros, alienígenas e seres esquisitos, que fogem do senso comum. Desenhista, tem o poder de dar sensibilidade e profundidade até nas criaturas mais medonhas. 

 9- CÍCERO D'ÁVILA

Cícero D'ávila é brasileiro e especializou-se em escultura figurativa. Com um trabalho hiper-realista de traços leves, expressivo, técnico e criativo, o seu figurativo traz variantes do tradicional e, ao mesmo tempo, moderno para os dias atuais.


10- ALEX OLIVER

Alex também é brasileiro e tornou-se mundialmente conhecido devido suas obras esculpidas na massa retratando monstros e figuras passadas. O escultor tem uma produção vastíssima de peças, quase sempre em plastilina.


Atualizado em 20 Out 2015.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças