Guia da Semana

O universo da arte possui diversas vertentes e, sem dúvidas, uma mais interessante e envolvente que a outra. Entre filmes, pinturas, instalações, música, dança, moda e tantas outras, destaca-se a escultura.

Presente em muitos estilos, encanta pelo mágico e pelo sombrio, pelo realismo ou abstrato. E para que você veja alguns deles, o Guia da Semana lista 10 escultores incríveis que você precisa conhecer. Confira:

1 - KEVIN FRANCIS GRAY

O artista irlandês Kevin Francis Gray é famoso por suas esculturas com aspecto de que estão derretendo. Feitas em mármore e bronze, dão alusão a tecidos, nos lembrando os estilos neoclássico e também barroco.

As obras são, muitas vezes, sombrias e melancólicas, e retratam pessoas anônimas que lutam contra algum problema.

2- DANIEL ARSHAM

O escultor traz às suas obras muitos conceitos arquitetônicos e transita entre pintura, escultura e instalações. A arquitetura é um tema predominante em toda a sua obra; ambientes com paredes erodidas e escadas indo a lugar nenhum, paisagens onde a natureza substitui estruturas, fazendo coisas que não é suposto fazer - experiências cotidianas de oportunidades para confundir as nossas expectativas de espaço e forma.

Assim, simples gestos ainda paradoxais dominam sua obra escultórica: uma fachada que parece ondular ao vento, uma figura envolta na superfície de uma parede, um objeto contemporâneo moldado em cinzas vulcânicas como se ele tivesse sido encontrado em algum futuro sítio arqueológico.

3- PETER DEMETZ

O artista italiano Peter Demetz transforma madeiras sem vida em arte. Esculpidas à mão e sempre remetidas a figuras humanas, o realismo das obras impressiona, principalmente pela riqueza de detalhes, seja em curvas e sinais do corpo ou em dobras e aspectos nas roupas.

4- EDOARDO TRESOLDI

Edoardo Tresoldi usa o arame, material frio e industrial, para criar suas esculturas. Suas obras capturam a relação entre o corpo humano e o espaço. Além disso, as instalações são feitas em locais inusitados, como decks de praias.

5- ADAM BEANE

Adam Beane é um escultor renomado, conhecido por seus retratos altamente realistas e poses dinâmicas. Como escultor autodidata, Adam desenvolveu técnicas exclusivas para alcançar detalhes e, durante sua carreira, descobriu que os materiais tradicionais de escultura foram limitantes. Assim, inventou um novo e revolucionário material chamado CX5.

6- MARK NEWMAN

Mark Newman é referência quando o assunto são esculturas geeks. Autor de obras antológicas, destaca-se pela grande habilidade de criar cenas, retratos e seres irreais. Utiliza resina, clays e também o bronze, indo do realismo à caricatura.

7- RON MUECK

Ron é conhecido pelo seu trabalho hiper-realista. E quando usamos a palavra hiper é porque não dá para ser mais real do que é e, se não fosse pelos tamanhos diferenciados, suas obras seriam facilmente confundidas com pessoas de carne e osso. Para criá-las, utiliza resina, fibra de vidro, silicone e argila.

8- JORDU SCHELL

Jordu é um gênio na criação de monstros, alienígenas e seres esquisitos, que fogem do senso comum. Desenhista, tem o poder de dar sensibilidade e profundidade até nas criaturas mais medonhas.

9- CÍCERO D'ÁVILA

Cícero D'ávila é brasileiro e especializou-se em escultura figurativa. Com um trabalho hiper-realista de traços leves, expressivo, técnico e criativo, o seu figurativo traz variantes do tradicional e, ao mesmo tempo, moderno para os dias atuais.


10- ALEX OLIVER

Alex também é brasileiro e tornou-se mundialmente conhecido devido suas obras esculpidas na massa retratando monstros e figuras passadas. O escultor tem uma produção vastíssima de peças, quase sempre em plastilina.


Por Nathália Tourais

Atualizado em 20 Out 2015.