Guia da Semana

10 motivos para visitar o Catavento Cultural

Museu fica no centro de São Paulo e tem a proposta de mostrar a ciência de forma como você nunca viu

A cidade de São Paulo é repleta de museus, galerias e casas de arte, fazendo do cenário cultural algo extremamente rico e atrativo para quem gosta do assunto. Entre tantas opções, algumas destacam-se e se fazem obrigatórias para quem visita solos paulistas.

Um desses destaques é o Catavento Cultural Educacional, um espaço interativo, localizado no centro da cidade, que apresenta a ciência de forma instigante e como você nunca viu. 

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 motivos pelos quais você precisa conhecê-lo. Confira:

PRÉDIO HISTÓRICO

Visitar o Catavendo já é, antes de qualquer aspecto científico, um grande aprendizado e contato com a história. Para quem não sabe, o edifício onde está situado foi construído (pela mesma empresa que criou o Theatro Municipal) durante 13 anos, quando a cidade tinha apenas 100 mil habitantes. 

Antes de tornar-se um espaço dedicado à ciência e exposições, foi uma delegacia de polícia, Assembléia Legislativa e também sede da Prefeitura de São Paulo. No ano de 2007, tornou-se o Catavento e manteve seu tombamento original integralmente.

ESPAÇOS

De forma lúdica, o museu é dividido em quatro espaços: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, e cada um deles possui várias atrações. Rico em objetos, detalhes e aprendizagem interativa e informal, contribui para o desenvolvimento da infância e da juventude, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência.

UNIVERSO

Na sala Universo, é possível encostar em um meteorito real, ver as constelações do céu de São Paulo e entender como funciona o Sistema Solar, aprendendo também como é o ciclo de vida de uma estrela.

VIDA

Na sala da Vida, as principais atrações são sobre a biodiversidade, os corais, a beleza das aves brasileiras, os dinossauros, a evolução humana, o corpo e o genoma.

ENGENHO

No espaço Engenho, são feitos experimentos de mecânica, som, eletromagnetismo, calor, fluidos e óptica.

SOCIEDADE

Na Sociedade, tudo sobre a Terra e a Ecologia. Lá encontramos uma parede de escalada, informações sobre a História do Brasil e um laboratório incrível de química e física. 

OFICINAS

O Museu, de tempos em tempos, disponibiliza oficinas em diferentes assuntos. A última aconteceu nas férias escolares, em julho, e abordou o tema das novas tecnologias, levando às crianças as últimas novidades, como o óculos Rift, de realidade aumentada feito para rodar games.

UM MUSEU PARA ADULTOS E CRIANÇAS

Apesar de ser uma experiência riquíssima para as crianças, que interagem mais devido aos brinquedos, o museu também é extremamente interessante para os adultos, tendo em vista que explica muitos acontecimentos que não temos conhecimento, colocando-nos frente a objetos que jamais teríamos contato. 

PESQUISAS 

O museu, além de informar e ser um centro de cultura único na cidade, também realiza estudos e pequisas sobre crianças e jovens.

FUNCIONAMENTO

O Catavento funciona de terça a domingo, com entrada das 9h às 16h e permanência no museu até as 17h. O valor é R$ 6 e para saber sobre meia entrada e mais informações sobre a programação, acesse o site.

Atualizado em 11 Set 2015.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças