Guia da Semana

A cidade de São Paulo é repleta de museus, galerias e casas de arte, fazendo do cenário cultural algo extremamente rico e atrativo para quem gosta do assunto. Entre tantas opções, algumas destacam-se e se fazem obrigatórias para quem visita solos paulistas.

Um desses destaques é o Catavento Cultural Educacional, um espaço interativo, localizado no centro da cidade, que apresenta a ciência de forma instigante e como você nunca viu.

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 motivos pelos quais você precisa conhecê-lo. Confira:

PRÉDIO HISTÓRICO

Visitar o Catavendo já é, antes de qualquer aspecto científico, um grande aprendizado e contato com a história. Para quem não sabe, o edifício onde está situado foi construído (pela mesma empresa que criou o Theatro Municipal) durante 13 anos, quando a cidade tinha apenas 100 mil habitantes.

Antes de tornar-se um espaço dedicado à ciência e exposições, foi uma delegacia de polícia, Assembléia Legislativa e também sede da Prefeitura de São Paulo. No ano de 2007, tornou-se o Catavento e manteve seu tombamento original integralmente.

ESPAÇOS

De forma lúdica, o museu é dividido em quatro espaços: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, e cada um deles possui várias atrações. Rico em objetos, detalhes e aprendizagem interativa e informal, contribui para o desenvolvimento da infância e da juventude, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência.

UNIVERSO

Na sala Universo, é possível encostar em um meteorito real, ver as constelações do céu de São Paulo e entender como funciona o Sistema Solar, aprendendo também como é o ciclo de vida de uma estrela.

VIDA

Na sala da Vida, as principais atrações são sobre a biodiversidade, os corais, a beleza das aves brasileiras, os dinossauros, a evolução humana, o corpo e o genoma.

ENGENHO

No espaço Engenho, são feitos experimentos de mecânica, som, eletromagnetismo, calor, fluidos e óptica.

SOCIEDADE

Na Sociedade, tudo sobre a Terra e a Ecologia. Lá encontramos uma parede de escalada, informações sobre a História do Brasil e um laboratório incrível de química e física.

OFICINAS

O Museu, de tempos em tempos, disponibiliza oficinas em diferentes assuntos. A última aconteceu nas férias escolares, em julho, e abordou o tema das novas tecnologias, levando às crianças as últimas novidades, como o óculos Rift, de realidade aumentada feito para rodar games.

UM MUSEU PARA ADULTOS E CRIANÇAS

Apesar de ser uma experiência riquíssima para as crianças, que interagem mais devido aos brinquedos, o museu também é extremamente interessante para os adultos, tendo em vista que explica muitos acontecimentos que não temos conhecimento, colocando-nos frente a objetos que jamais teríamos contato.

PESQUISAS

O museu, além de informar e ser um centro de cultura único na cidade, também realiza estudos e pequisas sobre crianças e jovens.

FUNCIONAMENTO

O Catavento funciona de terça a domingo, com entrada das 9h às 16h e permanência no museu até as 17h. O valor é R$ 6 e para saber sobre meia entrada e mais informações sobre a programação, acesse o site.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 11 Set 2015.