Guia da Semana

10 museus imperdíveis para conhecer em Londres

Confira opções incríveis (e obrigatórias) para quem visita o local

Diferentes lugares do mundo oferecem milhares de museus e galerias simplesmente incríveis e com diversas abordagens e visões sobre a arte. Entre tantos, sem dúvidas, um dos melhores locais para se respirar cultura é Londres e, por isso, listamos 10 museus incríveis que você precisa conhecer. Confira:

TATE MODERN

Tate Modern é um museu britânico de arte moderna instalado na antiga central elétrica de Bankside, às margens do Tâmisa. Lá, estão importantes obras de Pablo Picasso, Matisse, Braque, Natalya Goncharova, de Chirico, Francis Bacon, Chagal e muitos outros artistas do século XX. As visitas, exposições do acervo e algumas mostras temporárias são gratuitas.

NATIONAL GALLERY

Fundada em 1824, a galeria é considerada um dos mais importantes museus da Europa e um dos mais conhecidos do mundo todo. Localizada no centro de Londres, abriga uma preciosa e extensa coleção com mais de 2.300 pinturas da metade do século XIII até o início do século XX. Entre elas, estão Leonardo da Vinci, Van Gogh, Botticelli, Caravaggio e muitos outros. É um museu público e as visitas ao acervo permanente são gratuitas.

NATURAL HISTORY MUSEUM 

O museu é um dos principais de Londres e conta com inúmeras coleções de ciências da vida e da Terra, compreendendo cerca de 70 milhões de espécies/itens. Abriga também um jardim de vida saudável, que inclui várias espécies nativas de fauna e flora. A biblioteca contém extenso material, que inclui livros, jornais, manuscritos e coleções de arte ligadas ao trabalho e a pesquisa. 

SCIENCE MUSEUM

O Science Museum é um dos três principais museus em Exhibition Road, South Kensington, Londres. Foi fundado em 1857 e é hoje uma das principais atrações turísticas da cidade, com cerca de 2.7 milhões de visitantes anuais e mais de 300.000 itens. Entre eles, estão a locomotiva Rocket de George Stephenson, objetos coletados por Henry Wellcome sobre temas médicos, alguns dos primeiros motores a vapor remanescentes, o primeiro protótipo do relógio long now, o relógio de dez mil anos, a documentação da primeira máquina de escrever e muito mais. 

VICTORIA & ALBERT MUSEUM

É considerado o maior museu de artes decorativas e design, dispondo de uma coleção permanente superior a 4,5 milhões de objetos. Fundado em 1852, suas coleções mostram 5.000 anos de arte, desde os tempos antigos até o presente.

MUSEUM OF LONDON

O Museu documenta a história da capital britânica, desde tempos pré-históricos até o presente e faz parte do apelativo complexo de edifícios Barbican criado nas décadas de 1960 e 1970, parte de uma inovadora restauração de uma área castigada por bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial. O museu trata, principalmente, da história social de Londres e dos seus habitantes através da história.

NATIONAL PORTRAIT GALLERY 

A Galeria foi aberta ao público em 1856 e abriga fotografias, caricaturas, pinturas, desenhos e esculturas de pessoas famosas, como, por exemplo, a escritora J.K.Rowling.

ICA - INSTITUTE OF CONTEMPORARY ART

O local, que é um Centro Cultural e também um Museu de Arte Contemporânea, é bem escondido e mais alternativo. Com exposições diferentes e uma programação com concertos, palestras, shows e festas, também possui salas de cinema com filmes fora do cirtuito blockbuster. 

GEFFRYE MUSEUM 

O museu mostra as mudanças no estilo do interior das casas inglesas a partir de 1600 e seu acervo é feito de cômodos residenciais ambientados no estilo de cada século. Além disso, mantém, nos fundos da casa, jardins típicos de cada período.

British Museum

O British Museum possui um dos mais importantes acervos do mundo, pois nos leva a uma imersão pela história e cultura mundial. Foi um marco fundamental no estabelecimento do método museológico, além de representar diversos aspectos característicos tanto da sociedade inglesa vitoriana quanto do pensamento político e científico do século XIX.

Atualizado em 6 Jun 2016.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças