Guia da Semana

Muitas vezes nós, amantes dos livros e da literatura, ficamos apegados a nomes que fizeram história e a grandes clássicos que, sem sombra de dúvida, são sempre opções certeiras.

Entretanto, evoluir é preciso e, para isso, a literatura tem nos presenteado com novos (grandes) talentos. Para que você saiba mais sobre alguns deles e comece a se familiarizar, listamos 10 novos escritores brasileiros que você precisa conhecer. Confira:

1- DANIEL GALERA

Escritor e tradutor de literatura contemporânea de língua inglesa, Daniel Galera foi um dos criadores da editora Livros do Mal, por onde lançou seu livro de estreia, Dentes guardados, e a primeira edição de "Até o dia em que o cão morreu", adaptado para o cinema por Beto Brant e Renato Ciasca como "Cão sem dono". Seu romance Mãos de Cavalo foi incluído na lista de leituras do vestibular por três anos consecutivos. Cordilheira recebeu o prêmio Machado de Assis de Romance e foi terceiro lugar na categoria Romance do prêmio Jabuti. É autor também do álbum em quadrinhos Cachalote, com o desenhista Rafael Coutinho. Seus livros e contos foram adaptados para cinema, teatro e histórias em quadrinhos. No exterior, os direitos de sua obra foram vendidos para países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Portugal, Romênia e Holanda.

2- ANTONIO XERXENESKY

Antonio é escritor e editor. Foi um dos fundadores da Não Editora, uma editora dedicada a jovens autores gaúchos e responsável pela revista eletrônica de crítica literária Cadernos de Não-Ficção. Foi selecionado em 2012 como um dos 20 melhores jovens escritores da revista britânica Granta, que indica os nomes que irão construir o novo mapa da literatura brasileira.

3- CHICO MATTOSO

Chico nasceu na França, mas sempre viveu em São Paulo. Formado em letras, foi um dos editores da revista Ácaro e tem textos publicados em diversos jornais e revistas. Longe de Ramiro, seu primeiro romance, foi finalista do prêmio Jabuti. Além de escritor, também trabalha como roteirista.

4- ANTONIO PRATA

Antonio Prata tem dez livros publicados, entre eles Meio intelectual, meio de esquerda, de crônicas, e Felizes quase sempre, infantil, ilustrado pela cartunista Laerte. Escreve roteiros para televisão e cinema e mantém uma coluna no jornal Folha de S.Paulo, aos domingos.

5- VANESSA BARBARA

Vanessa Barbara é jornalista, tradutora e escritora. Além disso, é colunista do New York Times e da Folha de S.Paulo. Publicou "O livro amarelo do terminal", que lhe rendeu o prêmio Jabuti de reportagem, "O verão do Chibo', o infantil "Endrigo, o escavador de umbigo", o romance 'Noites de alface" e, pela Companhia das Letras, a graphic novel "A máquina de Goldberg".

6- LUISA GEISLER

Com apenas 19 anos de idade, Luisa ganhou o Prêmio SESC de Literatura na categoria conto, pelo seu livro de estreia "Contos de Mentira", que também foi finalista do Prêmio Jabuti. No ano seguinte, repetiu a dose vencendo o prêmio de melhor romance com o livro 'Quiçá". No ano de 2012, foi incluída na antologia dos melhores jovens escritores brasileiros, editada pela revista Granta, sendo a mais jovem autora selecionada.

7- RAPHAEL MONTES

Raphael entrou para o mundo literário, mais especificamente na literatura policial, em 2009, com o conto "A Professora', incluído na coletânea Assassinos S/A. Em 2012, seu primeiro romance, "Suicidas", surpreendeu a crítica e foi finalista dos prêmios Benvirá e Machado de Assis. O autor anunciou que suas duas obras serão adaptadas para o cinema, com estréias para 2015/2016. Além disso, a obra "Dias Perfeitos' será publicada nos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Holanda, Itália e França.

8- RICARDO LÍSIAS

Ricardo estreou na literatura em 1999, com o romance "Cobertor de estrelas', que escreveu enquanto ainda cursava Letras. Foi finalista do Prêmio Jabuti de 2008 com Anna O. e outras novelas e do Prêmio São Paulo de Literatura em 2010 com o livro dos mandarins. Seu conto Tólia foi selecionado para a edição da revista inglesa Granta.

9- LAURA ERBER

Laura é escritora, artista visual e professora. Publicou contos e ensaios em diversas revistas e tem quatro livros de poesia, entre eles "Insones" e "Os corpos e os dias", finalista do Prêmio Jabuti na categoria poesia.

10- TATIANA SALEM LEVY

Tatiana é escritora, tradutora e doutora em estudos de literatura. É autora do ensaio "A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze" e dos romances "A chave de casa" — vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, categoria romance de estreia, e publicado também em Portugal, França, Espanha, Itália, Turquia e Romênia — e "Dois rios", que também foi publicado em Portugal e na Itália.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 6 Out 2017.