Guia da Semana

Uma grande variedade de informações sobre arte circula pelas prateleiras das livrarias, telas de cinemas, mostras em museus e aulas em escolas e universidades. Sim, a história da arte é um assunto fascinante e, sem dúvidas, os artistas possuem mundos profundos e extremamente peculiares, o que faz de suas respectivas vidas algo especial, curioso e instigante.

Pensando nisso, o Guia da Semana divulga a lista feita pelo site Alma de Fotógrafo, com 50 documentários sobre grandes pintores e diferentes e importantes momentos da história da arte que estão disponíveis no YouTube. Confira:

CARAVAGGIO

O documentário mostra a vida e obra de um dos mais importantes artistas da história: Caravaggio. Uma produção da TV Cultura e Malabar Filmes. Na produção também é possível conhecer os bastidores da maior exposição do artista já feita no Brasil, realizada pela Base7.

FRIDA KAHLO

Frida Kahlo é conhecida no mundo todo e uma das artistas mais adoradas da atualidade. Neste documentário, é possível ter acesso a fragmentos de sua vida e obra e entender como ela chegou ao status de uma das maiores e mais reconhecidas artistas do México.

KANDINSKY

Kandinsky costumava colocar em suas obras imagens reais misturadas com sua imaginação, sons e elementos xamânicos. Assim, adquiriu grande liberdade no uso de cores intensas, contornos arrojados e sombras brutas. Nas suas obras, ocasionalmente misturava areia para dar a textura de granulado aos quadros.

JOAN MIRÓ

Joan Miró i Ferrà foi pintor, escultor e ceramista espanhol, também considerado um dos maiores representantes do surrealismo. Seu trabalho refletia o interesse que tinha pelo subconsciente, assim como o infantil e seu país.

SALVADOR DALÍ

Salvador Dalí foi um importante pintor catalão e ficou conhecido por suas obras surrealistas, que chamam atenção pela incrível combinação de imagens oníricas com excelente qualidade plástica.

VINCENT VAN GOGH

Episódio da série de 8 programas com a vida e a obra de pintores que representam o Impressionismo - movimento artístico que revolucionou a arte de pintar na França do século IX.

LEONARDO DA VINCI

Da Vinci foi um dos mais completos artistas renascentistas e autor de um dos quadros mais famosos do mudo da arte. Além de pintor, passou pelas vertentes da arquitetura, anatomia, matemática e outras.

ESCHER

O documentário fala sobre a vida e obra do artista gráfico M.C. Escher, o mago da perspectiva, cujo objetivo era exprimir suas idéias com clareza, fazendo uma análise dos padrões geométricos de seus trabalhos de xilografia, da sua maneira revolucionária de utilizar a ilusão de ótica e até de produtos publicitários.

MICHELANGELO

O documentário fala sobre o lado obscuro do pintor e narra que enquanto o restaurador de obras de arte italiano Antonio Forcellino está limpando séculos de sujeira da estátua de Moisés, de Michelangelo, em uma igreja em Roma, ele desvenda um segredo escondido há muito tempo

SEURAT

Esta é uma admirável série sobre a vida, a época e a obra dos grandes mestres da pintura. Unindo informação e entretenimento, também trata do contexto histórico em que viveram os grandes pintores e de suas fontes de inspiração, trazendo uma maior compreensão do processo criativo.

Você pode assistir a outros documentários clicando nos links abaixo:

Bosch
Blake 
Constable 
Courbet
Delacroix 
Degas
El Greco (em espanhol) 
Friedrich
Gauguin
Goya
Hogarth
Klimt
Leonardo da Vinci, o mundo
Manet
Monet
Munch
Paul Cezanne
Paul Klee
Picasso (espanhol)
Pissarro
Rafaello
Rembrandt
Rembrandt, série genios da pintura
Renoir
Rossetti
Rousseau
Salvador Dali (espanhol)
Turner
Toulouse-Iautrec
Van Gogh
Van Dyck
Vermeer
Vermeer série grandes artistas
Velasquez
Os impressionistas
Pinturas do Alto Renascimento
Grande pintores norte americanos
A Arte fez o mundo, O dia que as imagens nasceram 
A Arte fez o mundo, A arte da persuasão
A Arte fez o mundo, era uma vez

Por Nathália Tourais

Atualizado em 7 Mar 2016.