Guia da Semana

8ª Bienal do Mercosul - Ensaios de Geopoética

Evento começa no dia 10 de setembro e segue até novembro, em Porto Alegre

Território, mapeamento, colonização e fronteira são alguns dos temas propostos pela 8ª edição da Bienal do Mercosul - Ensaios de Geopoética, que será lançada neste sábado, dia 10 de setembro, e segue em cartaz em Porto Alegre até o dia 15 de novembro. O evento reúne 105 artistas de 31 países que apresentam, a partir de seus trabalhos, redefinições críticas sob perspectivas artísticas para os aspectos abordados no evento.

Artista homenageado na edição 2011 da Bienal, o chileno Eugenio Dittborn, nascido em 1943, apresenta 15 obras de grande porte, enviadas pelo artista por correio desde Santiago do Chile e que estarão disponíveis para visitação no Santander Cultural. A mostra dedicada a Dittborn tem também desdobramentos previstos em três outras cidades do Estado: Bagé, Caxias do Sul e Pelotas.

Ao longo do evento, o Margs abriga a mostra Além Fronteiras, que reúne trabalhos produzidos por nove artistas que estão viajando pelo Rio Grande do Sul em busca de inspiração.

No Cais do Porto, serão instaladas duas outras exposições. Geopoéticas (armazéns A4, A5 e A6), composta por mais de 60 artistas que trabalham com o tema da transterritorialidade, e Cadernos de Viagem (armazém A7), que apresenta anotações realizadas por outros nove artistas que estão vivendo temporariamente em cidades do interior do Estado.

Durante a Bienal, outros nove pontos históricos da cidade - como o Viaduto Otávio Rocha, a escadaria da Rua João Manoel e a chaminé da Usina do Gasômetro - receberão o projeto Cidade Não Vista, conjunto de intervenções de artistas participantes da Bienal.

Um dos projetos-chave da 8ª Bienal do Mercosul é a Casa M. Localizada na Rua Fernando Machado, no Centro da cidade, o espaço serve como ponto de encontro para a comunidade artística e pessoas interessadas em arte e cultura, além de sediar performances, exibição de vídeos e exposições. Após o encerramento do evento, a Casa M. seguirá oferecendo à comunidade uma programação de residências curatoriais, pequenas mostras, bate-papos, oficinas e outras atividades.

Confira a programação completa no site da 8ª Bienal do Mercosul.

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças