Guia da Semana

O processo criativo de um artista se dá pela percepção de mundo, ou de um determinado assunto, com o intuito de expressar emoções, ideias e visões, objetivando um significado único e diferente em cada obra. Apesar de grandes artistas nunca terem frequentado uma escola de arte, muitas pessoas (no início de carreira ou para aperfeiçoamento) buscam lugares que lhes proporcionem novos conhecimentos, técnicas e ampliação de horizontes para atingirem um objetivo.

Visando essa necessidade, o Guia da Semana listou as melhores escolas de arte do mundo. Dá uma olhada:

NO BRASIL

ESCOLA PANAMERICANA DE ARTE E DESIGN

Formando alunos desde 1963, a Escola Panamericana é referência de ensino nas áreas de comunicação, fotografia, design de interiores, criação publicitária, design gráfico, artes plásticas, design de moda, visual merchandising e design de mobiliário.

ABRA - ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE

A escola nasceu em 1987 e foi fundada pelo artista plástico Laerte Galesso. Hoje conta com as unidades Brooklin, Alphaville, Vila Mariana e Pinheiros. Entre os cursos, estão artes Visuais, desenho, fotografia, design de interiores, design gráfico, ilustração, moda e estilismo, arquitetura, computação gráfica, paisagismo e cursos kids.

ESCOLA SÃO PAULO

Uma Escola para formação nos setores da economia criativa, que oferece capacitação para quem quer atuar, gerir ou empreender nos segmentos de: arquitetura e design, artes visuais, cinema e vídeo, comunicação e mídias, fotografia, gestão e empreendedorismo, inovação e criatividade, moda e música.

NO MUNDO

THE SLADE SCHOOL OF FINE ART - INGLATERRA

Fundada em 1871, a escola é focada na arte contemporânea e prática, história e teorias que a informam. Aborda os estudos de uma maneira investigativa, experimental e de pesquisa, para conscientemente contribuir para os discursos da arte nacional e internacional.

SVA - SCHOOL OF VISUAL ARTS - ESTADOS UNIDOS

A SVA é conhecida mundialmente como uma das melhores escolhas do país por seus programas inovadores e experimentais, sua participação na vida cultural de Nova York, e a acessibilidade que oferece a seus artistas capacitados e profissionais.

YALE UNIVERSITY - ESTADOS UNIDOS

A Universidade compreende três grandes componentes acadêmicos: Yale College, a Escola Supeior de Artes e Ciências, e as escolas profissionais. Além disso, Yale abrange uma grande variedade de centros e programas, livrarias, museus e escritórios de administração para suporte.

GOLDSMITHS - INGLATERRA

A escola foca na liberdade de experimentar, de pensar diferente e de ser indivíduo. Eles procuram trazer criatividade e abordagens que não são convencionais para todos os seus assuntos, mas tudo o que fazem é baseado nos maiores padrões de pesquisa e ensino.

ROYAL ACADEMY OF ARTS - INGLATERRA

A escola foi fundada baseada nas disciplinas de pintura, escultura e printmaking. Essas disciplinas são fundamentais para as tradições que as escolas são orgulhosas em ter. Oferece aos estudantes uma habilidade excepcional e a promessa de oportunidade para desenvolver suas ideias e trabalhar na prática, e também ajuda para um começo da sua carreira como profissional da arte.

PRATT INSTITUTE - ESTADOS UNIDOS

Pratt procura englobar todos os julgamentos estéticos de graduação como conhecimento profissional, habilidades colaborativas e conhecimento técnico.

CAMBERWELL - INGLATERRA

É uma das instituições de design mais importantes do mundo e eles recebem alunos do sul de Londres por mais de um século, muitos dos quais ficaram na área fazendo do lugar um ambiente para que os artistas vivam e trabalhem.

RHODE ISLAND SCHOOL OF DESIGN - ESTADOS UNIDOS

Fundada em 1877, é uma vibrante comunidade de artistas e designers que inclui 2,200 estudantes de todo o mundo, aproximadamente 380 curadores e 400 membros em staff. A cada dia mais 200 promissores artistas, críticos, autores e filósofos visitam o histórico campus College Hill.

CENTRAL SAINT MARTINS - INGLATERRA

O Central Saint Martins oferece uma educação especializada e pesquisa no campo da fine art, moda, filme, vídeo e fotografia, design gráfico e design de comunicação, teatro e desempenho e arte e design interdisciplinares.

THE ART INSTITUTE OF CHICAGO - ESTADOS UNIDOS

Como um líder em educação artística há mais de 140 anos, a SAIC oferece a inspiração para aqueles que procuram a complexidade da cultura de Chicago e querem dar uma contribuição. Seus estudantes, faculdade e alunos são os fazedores de imagens, palavras, objetos e sons que moldam e alteram o mundo para sempre.

CALIFORNA INSTITUTE OF THE ART - ESTADOS UNIDOS

É dedicada a treinar e formar a próxima geração de artistas profissionais, promovendo brilho e inovação dentro do contexto mais amplo possível. A ênfase está em um novo trabalho experimental e os alunos somente são admitidos de acordo com sua capacidade artística.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 26 Mar 2015.