Guia da Semana



Alex Kapranos, homem de frente do Franz Ferdinand, não titubeou quando recebeu o convite de James Murphy, cabeça do LCD Soundsystem, para regravar o sucesso All My Friends, do grupo nova-iorquino. Afinal, qual músico, por mais badalado que seja, não gostaria de dar seu toque particular a uma faixa da banda cujo último trabalho, Sound Of Silver, é apontado como um dos melhores discos do ano? Nãoé por acaso que uma das bandas de abertura do grupo é ninguém menos que o excelente Arcade Fire.

Projeto criado pelo produtor James Murphy há pouco mais de três anos, o LCD Soundsystem, que tem quatro apresentações marcadas para novembro em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, reza pela cartilha que consagrou outros nomes de peso da cena eletrônica, notadamente o Daft Punk e a dupla The Chemical Brothers: rock ligeiro, com um vocal firme, atravessado por batidas eletrônicas de múltiplas vertentes.

O primeiro hit do grupo, Daft Punk Is Playing At My House, catapultou o quinteto para o topo das paradas européias, recebendo duas indicações ao Grammy e uma série de críticas positivas da imprensa mundial. No ano seguinte, o projeto desembarcou em São Paulo para uma apresentação memorável no Skol Beats, onde tocou ao lado do trio britânico Prodigy e do brasileiro DJ Marky, entre outras atrações.

LCD Soundsystem: versões de Joy Division e Siouxsie


Algumas versões encaradas pelo LCD Soundsystem reverberam as influências do rock oitentista presentes no trabalho do quinteto. Slowdive, do Siouxsie And The Banshees, e No Love Lost, do Joy Division, ganharam novas roupagens de Murphy, um produtor de mão cheia, que além de enfrentar os vocais do quinteto, também domina uma variada gama de instrumentos, como baixo, piano, órgão, bateria e todos os tipos de sintetizadores.

Antes de integrar o LCD Soundsystem, Murphy fez parte dos grupos Falling Man, Pony e Speedking, além de acompanhar constantemente a banda Six Finger Satellite. Em 2001, o produtor ajudou a fundar a gravadora DFA Records, que conta em seu elenco com nomes como The Rapture, Hot Chip e Black Dice. A experiência de Murphy somou-se ao baterista Pat Mahoney, ao baixista Phil Skarich, à tecladista Nancy Whang e ao guitarrista Al Doyle.

Murphy: terceira vez no Brasil
Mesclando arrasa-quarteirões dançantes com temas políticos e existências, Sound of Silver, que deve pautar as apresentações da banda no Brasil, traz ecos de Depeche Mode e New Order, mas não é uma obra referencial, bebe da house music, mas fecha com uma balada agridoce, New York City I Love You But You Bringing Me Down. Enfim, um álbum que agrega distintas correntes da música contemporânea e ainda preserva uma personalidade própria.

Atualizado em 6 Set 2011.