Guia da Semana

Na edição de 2013 do Cannes Lions, 16 profissionais presidem as diversas categorias do prêmio: Branded Content & Entertainment, Creative Effectiveness, Cyber, Design, Direct, Film Craft, Film, Innovation, Media, Mobile, Outdoor, PR, Press, Promo & Activation, Radio, Titanium and Integrated.

Pela primeira vez em vários anos, há presidentes distintos para Film e Press, e a última fica a cargo do brasileiro Marcello Serpa, ganhador de vários Leões.

Conheça os presidentes do júri:

Marcello Serpa - Press


Sócio-presidente e diretor de criação da agência AlmapBBDO, ele é figura bem conhecida no Cannes Lions. Já recebeu vários prêmios, entre eles o primeiro Grand Prix em mídia impressa do Brasil, pela campanha do Diet Guaraná, em 1993.

Marcello Serpa também foi o primeiro brasileiro e mais jovem a presidir um júri do Festival de Cannes, em 2000, nas categorias Press e Film.

Shelly Lazarus - Creative Effectiveness


Presidente emérita da gigante Ogilvy & Mather, Shelly conseguiu negociatas importantes para a agência, onde trabalha há cerca de 40 anos. A executiva atraiu contas como IBM e American Express para a empresa, e já esteve por diversas vezes na lista de mulheres mais poderosas dos Estados Unidos, relacionadas pela revista Forbes.

Bob Greenberg - Cyber


Ao lado do irmão Richard, Bob fundou em 1977 a R / GA, que já desenvolveu efeitos visuais com tecnologia de ponta para vários filmes hollywoodianos e milhares de comerciais. Na década de 90, ele comandou a transição da empresa para uma agência de publicidade multiplataforma, com campanhas integradas que renderam destaque em todo o mundo na área de digital.

Scott Donaton - Branded Content & Entertainment


Presidente da agência Ensemble, Scott é especialista em branding, entretenimento e mídia. Além de comandar a empresa, ele é editor da Advertising Age, uma das mais influentes publicações sobre publicidade e marketing do mundo. Autor do livro Madison & Vine.

Mary Lewis - Design


Sócia e diretora de criação da Lewis Moberly, que fundou com o marido em 1984. A empresa britânica sempre foi destaque em design de embalagens e é responsável por renovar a identidade visual de grandes corporações internacionais.

Mark Tutssel - Direct


Diretor de criação global da Leo Burnett, Mark foi responsável por alavancar a agência no Reino Unido, tornando-a a mais premiada do mundo em 2001. Em 2002, ingressou para a sede nos Estados Unidos, onde passou a supervisionar a criação para clientes internacionais.

Joe Pytka - Film Craft


O diretor Joe Pytka fez sua fama com videoclipes e comerciais marcantes estrelados por celebridades, como Michael Jackson, Madonna, Tiger Woods e Beatles. Ganhador de dois Grands Prix e sete Palmas de Ouro.

Sir John Hegarty - Film


Nomeado Sir pela rainha Elizabeth II por sua contribuição à publicidade, John Hegarty é fundador da agência Bartle Bogle Hegarty, que há 30 anos acumula prêmios no setor. Ele também é autor do livro Hegarty on Advertising – Turning Intelligence into Magic.

David Droga - Innovation


Fundador da Droga5, agência independente de crescimento mais rápido nos Estados Unidos. David também faz parte da diretoria do New Museum, em Nova York.

Jack Klues - Media


Depois de quatro anos como sócio-presidente da VivaKi, dentro do Publicis Group, Jack Klues tornou-se diretor executivo do grupo em janeiro de 2013. Consultor da Harvard Business School e pioneiro da área de digital media.

Rei Inamoto - Mobile


Chief Creative Officer da AKQA, Rei ajudou a lançar a agência em Nova York, supervisionou o departamento de criação em São Francisco e foi decisivo para a aquisição de grandes clientes para a empresa. Ele também é membro do Art Director’s Club do conselho criativo do Google.

Tony Granger - Outdoor


Chief Creative Officer global da Young & Rubicam desde 2008, atuou como diretor de arte e diretor de criação em várias agências, e acumula dezenas de Cannes Lions.

David Gallagher - PR


Senior Partner, CEO das operações europeias da Ketchum e presidente da agência de Reino Unido. David Gallagher tem mais de 20 anos de experiência em relações públicas, como conselheiro das principais empresas do mundo.

Rob Schwartz - Promo & Activation


Global Creative President da TBWAWorldwide, Rob Schwartz também é colaborador frequente da revista Forbes. Supervisiona a direção criativa em contas internacionais como Nissan, Visa e Pepsi.

Ralph Van Dijk - Radio


Co-fundador da Eardrum, agência especializada em rádio mais premiada do mundo. Ralph também executa palestras e oficinas criativas em vários países.

Dan Wieden - Titanium and Integrated


Chief Creative Officer e co-fundador da Wieden + Kennedy, Dan Wieden criou, entre outros, o slogan famoso mundialmente da Nike, Just Do It.

Por Gisele Navarro

Atualizado em 15 Mai 2013.