Guia da Semana

Foto: Divulgação/Sandra Delgado


Um dos clássicos da dramaturgia, escrito por William Shakespeare no início do século 17, ganha os palcos novamente. Na pele de Wagner Moura, a história de Hamlet, o príncipe dinamarquês em busca de vingança pela morte do pai, abre temporada no Teatro FAAP, a partir desta sexta.

Após quase quatro anos distante dos palcos, o ator que se popularizou no cinema como o polêmico Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, e na televisão como o vilão Olavo em Paraíso Tropical, protagoniza a tragédia medieval sob a direção de Aderbal Freire-Filho, com quem trabalhou em sua ultima peça, Dilúvio Em Tempos De Seca, em 2004. "Se a popularidade que eu tive com outros personagens eu conseguir transferir para o teatro vai ser incrível! Já pensou se todo mundo que viu Tropa de Elite vier assistir Hamlet?", brinca Wagner.

A peça vem sendo produzida desde outubro de 2007 e reflete um grande desejo do ator em retornar aos palcos. "Estava com muita vontade de voltar ao teatro e a trabalhar com o Aderbal. No palco eu sinto algo que não encontro em nenhum outro canto, me sinto como um sacerdote comandando uma missa. Gosto de voltar para o teatro como eu gosto de voltar para Salvador, como eu gosto de voltar para minha casa", afirma Wagner.

Além de protagonizar o mítico personagem, o ator também assina a produção e a tradução do texto desta nova montagem, ao lado de Aderbal e da professora de inglês norte-americana Bárbara Harrington. Wagner revela que sempre quis montar Hamlet, "mas este é um papel que ninguém te convida para fazer, né?! Não existem tantos Hamlets como franquias de Mc Donalds".

Foto: Divulgação/Sandra Delgado


De acordo com Aderbal Filho, o texto é uma das mais fiéis traduções de Shakespeare, o que torna a peça poética sem ser rebuscada. É uma tradução para ser dita e não para ser lida, como Shakespeare escreveu, sem nenhuma pretensão literária. Segundo Wagner Moura, o objetivo é mostrar um teatro mais vivo, puro, direto, comunicativo. "Se em 1.600 Hamlet era popular, disputando público com brigas de urso, porque hoje não seria?"

O texto rouba a cena nesta nova montagem do espetáculo, que apresenta como cenário um palco aberto, com uma área lateral de serviço, e figurinos simples. "Neste sentido Shakespeare é totalmente ´brechtiniano´. De certa forma, ele antecipou a revolução que Brecht trouxe para o teatro no século 20", completa Wagner.

O elenco é formado por dez atores, com destaque para Tonico Pereira, na pele do rei Cláudio; Carla Ribas, como a rainha Gertrudes; Caio Junqueira (o aspirante Neto, em Tropa de Elite), no papel de Horácio, melhor amigo de Hamlet, e Georgiana Góes vivendo a mocinha Ofélia.

Durante este ano, o ator Wagner Moura se dedicará exclusivamente à peça e ficou surpreso ao saber que estava sendo cotado para interpretar o cantor Belo, conforme informou o jornal O Dia, em uma possível biografia do sambista para o cinema. "O Belo, do pagode, vai fazer um filme comigo? Eu fico feliz de saber que ele gosta do meu trabalho. Mas isso não é verdade", afirma.

Hamlet é um dos textos de Shakespeare que mais retrata o processo da dramaturgia. Demonstrando tal metalinguagem, Aderbal Freire leva ao palco um jogo de espelhos, no qual um grupo de teatro encena uma peça dentro de outra peça. Em um determinado momento, o príncipe da Dinamarca age como autor, ator e diretor em uma encenação que tenta revelar a verdade sobre o assassinato de seu pai por seu padrasto, Cláudio, quem ao mesmo tempo rouba-lhe a coroa, a esposa e o herdeiro.

Foto: Divulgação/Sandra Delgado


Quem assina a trilha sonora é Rodrigo Amarante, do grupo Los Hermanos. O músico acompanhou os ensaios e compôs músicas inéditas especialmente para o espetáculo, que traduzem um pouco da alma truculenta de Hamlet.

Todo o processo de criação do espetáculo está sendo filmado pela fotógrafa Sandra Delgado, esposa de Wagner Moura, e será lançado no documentário Além Hamlet. O canal Multishow exibe parte destas filmagens, dia 4 de julho, às 22h45.

O espetáculo tem três horas de duração, com um intervalo de 15 minutos, e fica em cartaz no Teatro da FAAP até setembro, depois segue para o Rio de Janeiro, ainda sem data e local definidos. "Estou nervoso, como em qualquer estréia, mas também estou muito confiante no trabalho que fizemos, temos um espetáculo muito bonito pra mostrar.", diz Wagner.

Colaboraram:
? Wagner Moura
? Aderbal Freire-Filho
? Sandra Delgado

Atualizado em 6 Set 2011.