Guia da Semana

Jornalista, escritor, cronista e apaixonado por futebol. Apesar de nunca ter sido agraciado como Imortal da Academia de Letras, Nelson Rodrigues conquistou seu lugar na literatura nacional com seus textos, crônicas esportivas, pseudônimos, produzidos em sua famosa máquina de escrever Remington Portable.

Nascido em agosto de 1912 em Recife, o autor completaria 100 anos de vida este ano. Apesar de centenário, seus textos não deixam de ser contemporâneos ao retratar a sociedade brasileira em suas paixões e pecados.

"Todo o autor é autobiográfico e eu sou também. O que acontece na minha obra são variações infinitas do que aconteceu na minha vida", disse em entrevista ao JT em 1974. O que não vai faltar em 2012 são chances do público conhecer mais sobre Nelson e suas obras.

Diversas atividades prestam homenagem ao Anjo Pornográfico: peças de teatro, relançamentos de obras, tradução para outras línguas e lançamento da nova versão do filme "Bonitinha, mas ordinária", dirigido por Moacyr Góes e estrelado por Leandra Leal.

Confira abaixo o que está rolando:

>> Dorotéia
Com direção de João Fonseca, a atriz Alinne Moraes vive Dorotéia, no Teatro Raul Cortez, entre 28 de julho e 14 de outubro.

>> o Sesi SP homenageia o escritor com o projeto Nelson Rodrigues - 100 anos que acontece em várias unidades do Sesi.No Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, acontecem leituras dramáticas e debates com a presença de personalidades como Otavio Frias Filho e Nelson Motta, de maio a novembro. As leituras dramáticas são dos textos A Mulher Sem Pecado, Perdoa-me por me Traíres e A Serpente. Ainda acontecem as peças Boca de Ouro, com o ator Marco Ricca (29/06 a 25/11) e A Falecida, que estreiou em 07 de julho, com Maria Luisa Mendonça.

>> No CCBB, acontece a peça Rodriguianas: Tragédias para rir, entre 06 de julho e 02 de setembro.

Fique ligado no Guia da Semana e confira as homenagens ao autor que rolam na cidade!

Por Edson Castro

Atualizado em 23 Ago 2012.