Guia da Semana

Cirque du Soleil - Varekai - Curiosidades

Fique por dentro de algumas curiosidades do espetáculo Varekai, do Cirque du Soleil

-Varekai estreou em Montreal em 2002 e, desde então, já visitou mais de 60 cidades em mais de 15 países.

-Mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo já assistiram a Varekai.

- Todo o processo criativo foi registrado no documentário “Cirque du Soleil Fire Within”, disponível em DVD, que ganhou o prêmio Emmy 2003 na categoria de Programa de Não Ficção.

-A equipe é internacional, representando 25 nacionalidades: Canadá, Estados Unidos, Rússia, Austrália, Espanha, China, Itália, Ucrânia, Reino Unido, Brasil, Alemanha, Georgia, Azerbaijão, Bielorrúsia, França, Casaquistão, Holanda, Argentina, Bélgica, Hungria, México, Nova Zelândia, Sérvia, Suécia e África do Sul.

-Embora seja normal ouvir pessoas falando inglês e francês nos bastidores do Cirque, muitos outros idiomas estão presentes em cada equipe, tais como: chinês, espanhol, italiano, português e russo.

-Aproximadamente 170 pessoas integram a turnê de Varekai, sendo que 58 são performers. 45 são familiares da equipe e o resto membros da equipe técnica.

-A turnê depende de fornecedores locais para diversas coisas, desde o preparo de refeições, fornecimento de bio-diesel, gelo seco, maquinaria, cocktails para patrocinadores, transações bancárias, serviços de estafetas, reciclagem e tratamento de lixo, significando um acréscimo para a economia local. Durante a permanência numa cidade são contratadas mais de 150 pessoas locais para tarefas de recepção, bilheteria, limpeza, portaria, entre outras.

-São utilizados 68 caminhões para transportar as 1.000 toneladas de equipamento de Varekai. Durante a estadia em cada cidade, alguns destes caminhões são utilizados como armazéns, cozinha e zona de workshop.

- São necessárias mais de mil estacas (pregos de 1,5 metros) para fixar as diferentes tendas que compõem o conjunto da "cidade" Cirque du Soleil. Só na tenda principal são utilizadas quinhentas estacas.

- A tenda do circo tem 17 metros de altura e um diâmetro de 50 metros e sua capacidade é de aproximadamente 2.612 pessoas.

-São necessários 8 dias para montar a estrutura e 3 dias para desmontar.

- A lona da tenda e os seus 11 túneis de acesso pesam aproximadamente 5 toneladas.

- Apesar do mesmo nome, da mesma história e do respeito à integridade do espetáculo, ele chega ao país diferente do registrado pelas câmeras no DVD, já que os números são adaptados pelos artistas que os realizam ao longo dos anos, além da influência dos diretores artísticos que cuidaram do show. 

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Edson Castro
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças