Guia da Semana

O figurino de Varekai foi a primeira experiência de Eiko Ishioka no mundo do circo. A figurinista já havia produzido peças para ópera, teatro e cinema, ganhando fama internacional após ganhar Oscar de melhor figurino por Drácula, dirigido por Francis Ford Coppola.

Na produção para a trupe do Cirque du Soleil ela teve que aliar sua originalidade com as dificuldades de se produzir uma peça com lycra, para que os artistas conseguissem realizar seus números. As cores e formas únicas de suas criações acentuam os movimentos dos artistas, maximizando-lhes a beleza e graciosidade.

Saiba mais algumas curiosidades sobre o figurino:

-O guarda-roupa de Varekai conta com mais de 130 peças de roupas.

-A criação do figurino de Varekai envolveu a procura de soluções técnicas quegarantissem o conforto e a segurança dos artistas. A produção levou mais de 33 mil horas de trabalho para ser finalizada.

-A lycra continua a ser um dos tecidos preferidos por suas características especiais de flexibilidade, elasticidade e longa duração. Foram também utilizados outros materiais como aplicações em titânio flexível, esponja de nylon e alguns tipos resistentes ao fogo.

-São mais de 600 peças de vestuário entre roupas, sapatos, perucas, chapéus e acessórios.

-Para manter todo o guarda-roupa em boas condições durante as viagens de temporada, são necessárias cerca de 250 horas semanais de trabalho.

-A equipe de figurinos, constituída por 6 pessoas, é encarregada de limpar, restaurar, engomar, retocar a pintura dos sapatos, etc.

-A maquiagem dos artistas, feita pelos próprios, leva entre 45 minutos a 1 hora e meia para ficar pronta

Por Edson Castro

Atualizado em 10 Abr 2012.