Guia da Semana

Não é de hoje que o Minhocão (Elevado Costa e Silva) é usado como local de lazer e esporte – centenas de pessoas caminham, correm e andam de bicicleta todas as noites e domingos. Porém, uma programação nada comum chama a atenção de quem frequenta o espaço: o projeto Esparrama pela Janela, uma intervenção cênica do Grupo Esparrama (formado por ex-integrantes da Cia. Circo de Bonecos e pelos fundadores do Grupo Operação de Riso) que promove o convívio dos paulistanos com a arte.

+ Veja as exposições imperdíveis em São Paulo
+ Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2014
+ Veja as estreias no teatro desta semana em São Paulo

“O projeto Esparrama pela Janela pretende investigar as potencialidades cênicas de uma janela de frente para o Minhocão. Alguns dos integrantes do grupo moram neste apartamento há cerca de 10 anos e sempre perceberam que as janelas da sala e do quarto estavam estrategicamente posicionadas para o Minhocão. Com a criação do grupo, em 2012, foi possível iniciar uma série de estudos que confirmaram esta viabilidade cênica. Fruto destas primeiras pesquisas surgiu o espetáculo Esparrama pela Janela”, conta Iarlei Rangel, diretor do espetáculo.

A escolha do Minhocão como palco do espetáculo foi estratégica. Os integrantes do grupo queriam refletir artisticamente sobre a convivência de 10 anos com este verdadeiro “monstro de duas caras” - um espaço que durante o dia é uma gigante ponte poluída e barulhenta e que a noite e aos domingos se transforma em uma passarela para divertimento e praticas esportivas.

“Achamos que podíamos participar desta ocupação espontânea da população através de uma ação artística gratuita que trouxesse novos ares para este espaço cinza e que contribuísse para pensar uma nova cidade”, explica Iarlei.

O enredo do espetáculo traz um morador de um dos prédios do Minhocão que, cansado de tanto barulho da cidade, resolve transformar o caos que entra pela sua janela em música. A partir desta subversão, se estabelece um universo mágico protagonizado por personagens fantásticos, como a menina/princesa que mora num prédio/castelo; o palhaço que dá vida ao casaco de sua amada; o seresteiro gigante; o esportista dançarino, as fofoqueiras da janela e até mesmo uma família de monstros.

Segundo Iarlei, a trama da peça é muito mais do que uma crítica ao caos da cidade, e especificamente do Minhocão: “o enredo do espetáculo quer propor uma reflexão sobre a relação complexa entre o Minhocão e o seu entorno, bem como explicitar a relação de apropriação deste espaço, que já é realizada pela população há décadas”.

Assim como em todos os projetos bem feitos e benéficos à sociedade, a receptividade do projeto Esparrama pela janela é super positiva. Além de esbanjar três indicações para o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação, pela direção de Iarlei Rangel; Categoria Especial, pela proposta de intervenção urbana; e na Categoria Sustentabilidade), o espetáculo também tem arrancado grandes elogios do público em geral.

“O retorno do público e da crítica superou muito todas as nossas melhores expectativas. É muito gratificante quando vemos diversas pessoas vindo nos agradecer com os olhos marejados. É muito bom receber diversas mensagens pelo facebook do grupo refletindo sobre as questões propostas e perceber que o espetáculo dialoga com as mais variadas idades”, ressalta Iarlei Rangel.

Se você ainda não teve oportunidade de assistir a esse grande espetáculo, não hesite em dar uma passadinha pelo Minhocão aos domingos, a partir das 16hs (até o dia 23 de fevereiro). Com certeza você vai se surpreender. Agora se você, assim como a gente, se apaixonou pelo projeto, o Guia da Semana tem uma ótima notícia. Segundo Iarlei, novas criações estão por vir: “temos diversas ideias que estão borbulhando, loucas para saltar pela janela”.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 3 Fev 2014.