Guia da Semana

No mundo da arte, nunca podemos ter aquele velho pensamento clichê de que já vimos tudo o que poderia ter sido visto. Surpreendendo os moradores da Coréia do Sul e, depois, do resto do mundo, um projeto nasceu para dar vida (e cor) às ruas cinzas, deixando os dias chuvosos tão iluminados quanto os dias de sol.

Chamado Project Monsoon - Projeto Monção - a iniciativa foi criada por um grupo de designers em parceria com a Pantone. Juntos, fizeram uma série de pinturas no asfalto, mas que só aparecem quando chove.

Embora Seul tenha o clima bem agradável, acontece - anualmente - uma temporada de monções, período de chuva intensa, que não para por um dia sequer. Com isso, os moradores evitam sair de casa e acabam deixando de fazer passeios e frequentar lugares, optando por programações mais caseiras - o que deixa as ruas ainda mais sóbreas.


Assim, além das cores deixarem as ruas mais alegres e mais convidativas para a população, a ideia também foi inspirada pela cultura de enfatizar a importância do fluxo dos rios da Coréia, o que justifica as pinturas com características topográficas, que criam um fluxo e poças d'água em cada rua para preenchê-las com cor e com vida. Para preparar o asfalto, a tinta utilizada foi a hidrocrômica, que possui uma fórmula especial, que faz com que fique invisível - e visível apenas quando está molhada.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 5 Nov 2015.