Guia da Semana

Por Humberto Baraldi




Corpos com tintas no meio da metrópole. Pode parecer estranho, mas não são aborígenes australianos. É somente arte. Começa na Oca a exposição multimídia Corpos Pintados, que trata as questões dos povos estampadas em seres humanos.

A mostra reúne contribuições de mais de 150 artistas, entre fotógrafos, artistas plásticos, escritores e músicos. Obras dos brasileiros Arcangelo Ianelli, Wesley Duke Lee, Luiz Allegretti, Ester Grinspum e Paulo Pasta fazem parte do evento. "Utilizei o corpo de algumas pessoas para projetar textos poéticos", informa Pasta.

Corpos Pintados é um projeto iniciado em Santiago do Chile, no ano de 1981. O idealizador e fotógrafo Roberto Edwards busca explorar a diversidade dos seres humano por meio de diferentes perspectivas, com obras aplicadas diretamente sobre corpos nus. Nos primeiros dez anos, artistas locais atenderam ao convite de Edwards e tiveram as sessões de pintura corporal fotografadas. Este material originou um livro e a exposição.

De acordo com Ester Grinspum, não adianta explorar as expressões dos homens sem alguma finalidade. "O importante é passar uma mensagem com a arte. Trazer um pouco da história dos rituais primitivos, é uma das minhas características".

Uma das mudanças mais relevantes desta nova etapa do projeto foi aumentar o número de participantes. Aos 45 artistas plásticos chilenos do início, foram agregados outros de diversos países, além de músicos, fotógrafos e cineastas. O trabalho de Edwards faz uma única exigência: o corpo precisa ser o protagonista da obra.

A versão que desembarca no Brasil foi inaugurada em 2003, também no Chile, e é resultado de um processo evolutivo, realizado ao longo dos anos em que a mostra excursionou. Os trabalhos, todos inéditos, foram produzidos em Oficinas Experimentais, locais devidamente equipados, em que são realizadas as propostas dos artistas, com o suporte de uma equipe de profissionais.

A trilha sonora é composta por 60 temas instrumentais criados a partir de sons produzidos pelo corpo humano. "Vale a pena visitar esta produção, pela sua gradiosidade e riqueza de detalhes", revela Ester.

Serviço

Inauguração: 04 de maio.
Temporada: até 17 de julho.
Local: OCA - Parque do Ibirapuera, Portão 03.
Telefone: (11) 6846-6000.
Horários: de terça a domingo, das 10h às 22h.
Preço: R$ 15. Estudantes pagam meia-entrada com a apresentação da carteirinha.

Atualizado em 6 Set 2011.