Guia da Semana


Os capixabas do Dead Fish já estão na estrada há 20 anos, quando 5 amigos decidiram montar uma banda, em 1991. Mas eles só ficaram mais conhecidos do grande público em 2004, quando lançaram o álbum Zero e Um, o quinto do grupo e primeiro por uma gravadora independente de grande porte. A banda da cidade de Vitória é formada atualmente por Rodrigo no vocal, Ayland no baixo e backing vocal, Marcão na bateria e Philippe na guitarra e backing vocal.

O som do Dead Fish é contestador e revolucionário, com letras inteligentes e carregadas de críticas políticas e sociais. Os principais temas das músicas são o capitalismo, o consumismo, a paz e a defesa do meio ambiente. Tudo isso numa batida pesada e frenética, características das bandas de hardcore.

A primeira demo lançada pela banda foi Re-Progresso, em 1995. Três anos depois, veio o primeiro CD, Sirva-se. Em 1999, o então quinteto gravou o disco Sonho Médio, talvez o mais ácido de todos. Em 2001, foi a vez do álbum Afasia, com destaque para a faixa-título, além das músicas Viver e Noite. O ano de 2004 foi um marco na carreira dos rapazes, com o lançamento Zero e Um - em que os clipes de Queda Livre, Você, além da canção-título, fizeram bastante sucesso entre o público da MTV. No mesmo ano, o Dead Fish ganhou o prêmio de banda revelação no Vídeo Music Brasil da MTV. Além da gravação do MTV Apresenta Dead Fish, dirigido pelo músico e DJ Fabrizio Martinelli (ex-guitarrista da banda Hateen). O especial trouxe os maiores sucessos da carreira dos capixabas, como Afasia, Bem-Vindo Ao Clube, Ad Infinitum, entre tantas outras.

Em dezembro de 2004, o grupo provou mais ainda o gostinho do tão sonhado reconhecimento, quando tocaram no show de 19 anos da Rádio 89 FM e dividiram o palco com Bad Religon e Pennywise, ícones do punk e harcore mundial. Em 2006, chegou às lojas o disco Um Homem Só, destacando-se a canção Obrigação. Ainda no mesmo ano, o selo Laja Records relançou as primeiras demos do Dead Fish, sob o nome de Demo Tapes. No final de 2007, o segundo guitarrista, Hóspede, deixou o grupo, passando a ser um quarteto. Dois anos depois, foi a vez do baterista Nô seguir seu caminho, sendo substituído por Marcão. Seu último trabalho com a banda foi no álbum Contra Todos, de 2009. Atualmente, o Dead Fish está em turnê pelas principais capitais brasileiras.

Foto: Divulgação / Maurício Santana
My Space: http://www.myspace.com/deadfishoficial

Atualizado em 6 Set 2011.