Guia da Semana

Destruído por incêndio, Museu da Língua Portuguesa será reconstruído

Espaço é dedicado à valorização e difusão da língua portuguesa

Nesta segunda-feira, 21 de dezembro, o Museu da Língua Portuguesa, localizado na região central de São Paulo, sofreu um incêndio de grandes proporções, que afetou todo o prédio pelo fogo e fumaça.

Por sorte, o local estava fechado para visitações, como em toda segunda-feira, mas, ainda assim, o acidente deixou um bombeiro morto. 

Em nota de esclarecimento, a Secretaria do Estado de São Paulo disse que o local será reconstruído e prestou solidariedade ao bombeiro Ronaldo Pereira. Confira:

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo lamenta o falecimento do bombeiro civil Ronaldo Pereira durante o combate ao incêndio ao Museu da Língua Portuguesa, nesta segunda-feira. A destruição parcial do prédio é uma grande perda, mas nunca comparável à vida humana, essa sim, insubstituível. Nos solidarizamos com seus familiares.

A Secretaria esclarece que todo o acervo do museu era virtual, por isso, sua recuperação plena será possível após a reconstrução do edifício, medida já anunciada pelo Governador Geraldo Alckmin e que será priorizada pela gestão estadual em conjunto com diversas entidades historicamente parceiras e apoiadoras da instituição.

O Museu atendia a todos os requisitos necessários para a segurança e circulação de visitantes e funcionários e os procedimentos de segurança eram verificados periodicamente. Além disso, possui seguro contra incêndio da ordem de R$ 45 milhões.

O Museu

Embora o prédio que abriga o museu exista desde 1901, foi em março de 2006 que o Museu da Língua Portuguesa foi oficialmente inaugurado. É considerado um dos espaços culturais que mais recebe visitas anualmente. 

O local é dedicado à valorização e difusão da língua portuguesa e foi desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho por meio de um convênio com o Estado de São Paulo. 

Atualmente, o museu colocava à disposição do público uma exposição com mais de 100 obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos. A mostra "Esta sala é uma piada" ficaria em cartaz até 28 de fevereiro de 2016. 

Atualizado em 22 Dez 2015.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Obras do MASP agora podem ser vistas em plataforma on-line gratuita

Museu integra a partir de hoje o acervo do Google Arts & Culture

Museu do Café, em Santos, inaugura exposição gratuita sobre propaganda da bebida

A partir de 28 de dezembro, os visitantes poderão conhecer as estratégias das marcas de café de 1900 a 1959

Especial férias: MASP abre ao público em todas as segundas-feiras de Janeiro

Programação de férias disponibiliza cinco dias a mais para visitar o Museu

5 motivos para assistir ao documentário "O começo da vida" na Netflix

O filme mostra a importância dos primeiros anos de vida sob a ótica dos quatro cantos do mundo

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA