Guia da Semana

Dia Mundial da Fotografia

Confira uma série de exposições e mostras para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto

A fotografia, hoje disseminada em inúmeros aparelhos, de celulares a computadores e as próprias câmeras digitais ou analógicas, surgiu há 172 anos. No dia 19 de agosto de 1939, a Academia de Ciências da França consagrou o daguerreótipo, invento de Joseph Nicéphore Niépce, marcando a data como Dia Mundial da Fotografia.

>> Concorra a um curso de fotografia em nosso concurso cultural
>> Confira a programação grátis de SP

Para celebrar, o Guia da Semana reuniu um roteiro especial com as exposições e mostras que estão em cartaz na capital paulista. Confira!

>> Fotógrafos da Cena Contemporânea

Mostra reúne 63 fotografias mais experimentais, de Cartier-Bresson a Vik Muniz, abarcando o período entre os anos de 1954 e 2003

>> Fervor da Metrópole
A Pinacoteca do Estado de São Paulo recebe a exposição de José Manuel Ballester, até 22 de agosto, com cerca 30 fotografias coloridas realizadas durante diversas viagens que o artista fez a São Paulo entre 2007 e 2009.

>> Stuff - Willy Rizzo
Willy Rizzo, considerado o primeiro paparazzo do mundo, ganha exposição no MuBE – Museu de Brasileiro da Escultura a partir do dia 10 de agosto, com 8 séries de 100 fotos, dentro do projeto Iguatemi Photo Series, que já trouxe expos de David LaChapelle, Guy Bourdin e Steven Klein.

>> Na Pele - A Galeria Olido recebe, de 16 de agosto a 14 de dezembro, a exposição Na Pele - grupos que comunicam e se identificam pela tatuagem, reunindo documentários e debates em torno da presença da tatuagem no país.

>> Luz, Cedro e Pedra
Morto em junho deste ano, aos 105 anos, o fotógrafo argentino Horacio Coppola, que registrou as transformações de Buenos Aires da década de 1930, tem expostas 81 de suas imagens, feitas em 1945 nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto.

>> Brasil de dentro, a vida que poucos vêem

Com 22 imagens em preto e branco, recorte fotográfico da viagem de Franco Hoff pelo Projeto Histórias de Alice, onde rodou 60.000 quilômetros do Brasil.

>> Interior Profundo
A Pinacoteca do Estado de São Paulo recebe a exposição Interior Profundo Mestre Júlio Santos – fotopinturas, com 120 imagens, produzidas a partir de 1960, entre originais do acervo do artista, daguerreótipos, fotos restauradas e fotopinturas recentes, incluindo uma série feita especialmente para a exposição. 

>> Uma visita ao Benin, fotografias de uma viagem
Exposição traz traz 50 fotografias de 5 fotógrafos que estiveram no Benin, na África

>> Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas
A mostra exibe uma série de registros que Gal Oppido fez nos anos de 2009 e 2011, com um mesmo conceito, focado no espaço lúdico urbano de Los Angeles, composta de várias cidades dentro de uma única, e Las Vegas, uma única cidade que apresenta vários cenários.

Atualizado em 20 Ago 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças