Guia da Semana

Ensaios para o palco

Quer se tornar ator e entrar de vez em cena? Saiba quais são os principais cursos de teatro de algumas capitais

Por Marjorie Ribeiro

Enganam-se os que pensam que é tarde demais para aprender a atuar e realizar o sonho de ser ator ou atriz. Para quem deseja seguir a carreira profissional, muitas escolas oferecem módulos tanto para iniciantes quanto para os já habituados com o meio artístico. Mas se você quer apenas criar desenvoltura e aproveitar os diversos benefícios da arteterapia, há também aulas livres para todas as idades.

Aproveite o começo do ano e a época de inscrições abertas e confira a seleção do Guia da Semana dos mais conceituados cursos de teatro, espalhados pelo Brasil.

São Paulo

Teatro Célia Helena

Dirigida pela atriz Lígia Cortez, é considerada uma das escolas de teatro mais tradicionais da capital paulista. Contempla desde crianças a partir de quatro anos até o curso profissionalizante para formação de ator, com dois anos de duração e o Bacharelado em Artes Cênicas, com três anos de duração.

Endereço: Av. São Gabriel, 462 - Itaim Bibi - São Paulo/SP.
Telefone: (11) 3884-8294

Escola de Teatro Wolf Maya

Criada pelo ator e diretor da rede Globo Wolf Maya, é conhecida por descobrir e preparar novos talentos para o mercado televisivo, teatral e cinematográfico. Com um corpo docente de 27 professores, o aluno completa a formação profissional em apenas três anos. Paola Oliveira e Marjorie Estiano são algumas das atrizes globais que foram descobertas pela escola.

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 - 3º piso, loja 401 A - Cerqueira César - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3472-2444

Escola Macunaíma

Com um método de ensino diferenciado, tem como proposta formar um ator-cidadão, que seja participativo, solidário e crítico sobre o meio em que está inserido. Dessa forma, são oferecidos cursos básico para iniciantes, profissionalizante e também o Pró-ser, que é ideal para quem quer estudar teatro, mas não busca a arte como profissão.

Endereço: Rua Adolfo Gordo, 239 - Barra Funda - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3217-3400

Rio de Janeiro

Casa das Artes de Laranjeira (CAL)

Com um currículo renomado de ex-alunos, já passaram pela CAL atores como Marcos Palmeira, Patrícia Pillar, Murilo Benício, Marcelo Anthony e Taís Araújo. Além da formação profissional, há também cursos livres para interpretação para TV e cinema; cenografia e direção de arte; roteiro e dramaturgia; stand up comedy; dublagem; história do teatro, entre outros.

Endereço: Rua Rumânia, 44 - Laranjeiras - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2225-2384/ 2556-3063

Tablado

Fundado há 50 anos pela escritora e dramaturga Maria Clara Machado, o Tablado conta com aulas de improvisação para adultos, adolescentes e crianças a partir de 11 anos. O time de professores foi formado pela própria Maria Clara e traz nomes como André Mattos e Hamilton Vaz Pereira.

Endreço: Av. Lineu de Paula Machado, 795 - Lagoa - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2294-7847/ (21) 2239-0229

Formação de Atores Tânia de Moraes

As aulas são ministradas pela própria atriz Tânia de Moraes, diretora do Centro, instalado no colégio Liceu de Artes e Ofícios. Os cursos livres de interpretação para adultos ocorrem somente aos sábados.

Endereço: Rua Frederico Silva, 86 - bloco C, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro/ RJ
Telefone: (21) 2224-5814, ramal 258

Belo Horizonte

Galpão Cine Horto

O centro cultural foi criado pelo famoso Grupo Galpão, em um antigo cinema da década de 50. Os mesmos princípios que norteiam o trabalho do grupo teatral são aplicados nas aulas: vivência em grupo, experimentação, jogo e o estímulo ao ator como criador. São cinco módulos sequenciais de prática, com duração semestral, além de teoria e história do teatro.

Endereço: Rua Pitangui, 3.613 - Horto - Belo Horizonte/ MG
Telefone: (31) 3481-5580

Fortaleza

Teatro José de Alencar

Referência histórica e artística, o Teatro José de Alencar possui cursos de princípios básicos teatrais para três turmas (manhã, tarde e noite), com 100 vagas cada. Há também oficinas gratuitas de criação de personagem e expressão corporal, às terças-feiras.

Endereço: Praça José de Alencar - Centro - Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101-2583

Porto Alegre

Casa de Teatro

A famosa escola teatral gaúcha apresenta quatro diferentes Núcleos: o Zé Adão Barbosa, ministrado pelo renomado ator e diretor; o TV e Cinema, com oficinas de interpretação para a área; o Infantojuvenil, com foco nesse público; e o Livre, com aulas de dramaturgia, personagem, direção, produção cultural, poética e consciência corporal, entre outros.

Endereço: Rua Garibaldi, 853 - Porto Alegre / RS
Telefone: (51) 3092-9292

Florianópolis

Camarim Escola de Arte

Ao mesmo tempo em que serve de sede para importantes companhias de teatro da cidade, como a Persona Teatro e Cantus firmus, conta com módulos de interpretação teatral, um para comédia e outro para drama; além montagem; teatro infantil; e tv e cinema.

Endereço: Av. Santa Catarina, 1313 - Balneário Estreito - Florianópolis/SC
Telefone: (48) 3204-6608

Escola de Teatro Vanguarda

Criada apenas com o curso de Improvisação Teatral para alunos carentes das escolas públicas, estendeu sua grade há seis anos e atualmente oferece aulas, a preços acessíveis, aulas de interpretação teatral, para adultos e crianças, além de teatro contemporâneo.

Endereço: Victor Meirelles, 78 - Centro - Florianópolis/SC
Telefone: (48) 3028-4221/ 3025-5021

Atualizado em 13 Set 2011.

Por Marjorie Ribeiro
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças