Guia da Semana

Entrevista: Elizabeth Savala

Atriz, que está em SP com uma comédia, fala da carreira, da peça e de novos projetos

Por Douglas Brito




Paulistana nascida no bairro do Butantã, Elizabeth Savala mudou-se para o Rio de Janeiro aos 19 anos para atuar em sua primeira novela, Gabriela. Em 2005, a atriz comemora 30 anos de carreira e volta para São Paulo com a peça Friziléia, uma Esposa à Beira de um Ataque de Nervos, uma comédia que narra a história de uma mulher insatisfeita com a vida. O espetáculo estreou no dia 11 de março, no Teatro Bibi Ferreira e vai até 18 de dezembro. Confira a resenha da peça!

A atriz falou com exclusividade para o Guia da Semana e contou alguns detalhes do espetáculo, da sua personagem, novos projetos e da relação com o público. Confira a entrevista!

Em uma cena típica do cotidiano familiar, Friziléia se vê presa aos afazeres domésticos e ainda tem que enfrentar a falta de dinheiro. "Ela está numa situação limite, e esse é o dia D, ou melhor, o dia F, dia de Friziléia", explica a atriz.

Com o casamento e os filhos, Friziléia é obrigada a cuidar da casa e está totalmente fora do mercado de trabalho. E, quando tenta ajudar no Orçamento doméstico com alguns trabalhos artesanais, o resultado é cômico. "Ela até que tenta, mas não tem a mínima habilidade", conta Elizabeth.

O realismo da montagem é grande, segundo a atriz. "Nenhuma mulher na face da Terra não se identifica com a Friziléia", afirma. Tanto que a atriz ouve muitas mulheres espantadas com a semelhança com suas próprias vidas. "No fim da peça, elas me falam: ´Isso é Big Brother´, ´Vocês colocaram uma câmera em casa´. É incrível", diz em meio às risadas.

Elizabeth afirma que tenta ao máximo aumentar a interação com as pessoas durante o espetáculo. "Eu desço e ando no meio deles, o público realmente participa". Além disso, a atriz acha essencial essa relação em uma apresentação com humor. "A comédia é bem mais solta. Pode dizer o que você quiser". Bem mais à vontade com o gênero, Elizabeth comemora esse período mais maduro da sua carreira e principalmente, os personagens engraçados que interpreta. "Graças a Deus passei a fase da mocinha", afirma, relembrando o começo da carreira.

Como nasceu em São Paulo, mas morou, casou e teve filhos no Rio, Elizabeth fica dividida ao falar dos dois lugares. Hospedada e um hotel na região da Paulista, ela se deslumbra. "Daqui tenho uma linda vista do parque (Trianon) e da cidade. Eu adoro São Paulo", diz com um sotaque carioca. Apesar de não sentir nenhuma diferença em relação à platéia das duas cidades, ela define o estilo de cada uma. "O Rio não é uma cidade voltada para o teatro, já São Paulo é mais preparada para receber as peças", conclui.

Além do trabalho no teatro, Elisabeth está na televisão com a nova novela das seis, Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco e com direção de Jorge Fernando. O autor e o diretor também trabalharam juntos na novela Chocolate com Pimenta, onde Elizabeth fez o divertido papel de Jezebel. Na nova produção da Globo, a atriz não tem esse aspecto cômico. "É dessa vez eu sou mais séria", conclui.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças