Guia da Semana

Foto: Divulgação


Furacão. Esse é o apelido de uma das cantoras mais consagradas do Brasil, que já tem muita história para contar. A arretada Ivete Sangalo completa dez anos de carreira solo, desde que saiu da Banda Eva, em 1999. E, para marcar essa trajetória, ela, que fez e faz sucessos com os hits Abalou, Festa e Quando a Chuva Passar, fará a gravação de um DVD no Madison Square Garden, um dos palcos mais disputados de Nova York, e por onde já passaram figuras conhecidas da música mundial, como Justin Timberlake, Madonna, U2, Michael Jackson e a diva pop Beyoncé.

Para a produção, Ivete contará com a participação da cantora Nelly Furtado, dos cantores Seu Jorge, James Morrison, Diego Torres e Juanes e a dupla de rap Wisin & Yandel, colocando uma mistura de culturas e estilos musicais diferentes em cima do palco. O megaevento acontece em 4 de setembro e muitos brasileiros já estão com os passaportes em mãos para a viagem musical. E se você acha que ela tirará férias após a gravação, está enganado. Dois dias depois, Ivete já tem um compromisso inadiável: ela estará no Brazilian Day que, este ano, acontece em Toronto, no Canadá, apresentado por Serginho Groisman.

Ivete, que nasceu em Juazeiro do Norte, na Bahia, gravou seis discos quando estava à frente da Banda Eva e, na carreira solo, lançou dois DVDs e mais de dez álbuns. A filha de seu Alsus e dona Maria Ivete teve nos pais a principal influência para seguir a carreira musical. Seu pai tocava violão e a mãe cantava nos saraus da família. Ivete tinha apenas 18 anos quando iniciou sua carreira e, em 1992, recebeu o convite do produtor Jonga Cunha, um dos criadores da Banda Eva, que a convidou para comandar o grupo.

Foto: Divulgação


Convite aceito e sucesso garantido tanto na banda, quanto na carreira solo. Ivete Sangalo consegue arrastar multidões em cima de trios elétricos, nos carnavais de todo o Brasil. Em meio à agenda lotada e à produção do DVD internacional, a cantora bateu um papo com o Guia da Semana sobre essa agitação que ela tanto ama.

Guia da Semana: De onde veio a ideia de gravar um DVD em Nova York e não aqui no Brasil? E por que a escolha do Madison Square Garden?
Ivete Sangalo: A ideia surgiu quando eu estava em Nova York e tive a oportunidade de ir ao Madison Square Garden para assistir a um show. Assim que saí, liguei para Jesus [meu irmão e empresário] e falei do meu desejo de fazer um show lá. Ele topou e embarcamos no desafio. Com certeza, estamos fazendo de tudo para que seja um grande sucesso.

Guia da Semana: Você acredita que fazendo um trabalho fora do seu país pode ajudar a destacar ainda mais a sua carreira e chamar a atenção da mídia internacional para a música brasileira?
Ivete: Quando imaginei gravar o meu DVD no Madison, imaginei uma brasileira chegando por lá e arrebatando o público não só brasileiro, mas o local. A ideia principal é levar a minha força e personalidade, aliada ao meu maior tesouro: a música baiana. O Brasil será a grande estrela da noite.

Guia da Semana: Quais canções estarão no repertório? Haverá inéditas ou somente de seus dez anos de carreira solo?
Ivete: Eu e Alexandre Lins assinamos a produção do show e do disco. O repertório conta com músicas inéditas, como Aceleraê e Desejo de Amar, mas também com releituras de sucessos da minha carreira. Será uma mescla, o público merece essa mescla.

Foto: Divulgação


Guia da Semana: A gravação contará com a participação da Banda Eva?
Ivete: Dessa vez não. Amo Saulinho, mas dessa vez em Nova York a Banda Eva não vai participar.

Guia da Semana: Quais serão as surpresas desse show?
Ivete: Muitas, desde o cenário até o repertório; coreografias especiais serão criadas. Tudo para que haja uma grande festa para todos.

Guia da Semana: E como estão os preparativos? Você está numa espécie de ponte aérea Salvador-Nova York?
Ivete: Os preparativos estão a mil! Estou cumprindo minha agenda de shows aqui no Brasil, mas os ensaios não param. Estou me dedicando muito e espero que o público possa captar tudo de bom que estou colocando nesse projeto.

Guia da Semana: Qual a diferença da Ivete Sangalo de dez anos atrás para a Ivete de hoje?
Ivete: Amadureci e cresci no meu trabalho. Mas uma coisa não muda: o amor que eu tenho pelos meus fãs e eles por mim. Aliás, só cresce a cada dia!

Atualizado em 6 Set 2011.