Guia da Semana



Formada na cidade de Leeds, Inglaterra, o grupo de pós punk Gang of Four conseguiu sintetizar em um álbum, o que muitos grupos levariam mais de uma década para mostrar como um disco competente. Formada em 1977, pelos estudantes da Universidade de Leeds: Jon King (vocais), Andy Gill (guitarra), Dave Allen (baixo) e Hugo Burnham (bateria), a banda lançou o primeiro EP, em 1978, com as músicas Damaged Goods, Anthrax e Armalite Rifle - rapidamente conquistou fama entre os jovens locais, que ouviam os singles no programa de rádio do locutor John Peel.

Em 1979, o quarteto lançou o álbum Entertainment!, responsável por impulsionar a carreira dos ingleses, sempre engajados em política e influenciados pelas ideias do filósofo alemão Karl Marx. Esse trabalho é considerado até os dias atuais como o melhor do GOF, por trazer riffs de baixo que influenciaram outras bandas surgidas posteriormente, como U2, New Model Army e até a brasileira Legião Urbana. Nessa época, a banda recusou-se a participar do famoso programa de TV Top of The Tops, após a emissora pedir que eles trocassem algumas palavras da música At Home He´s a Tourist, alegando teor bastante subversivo para os padrões do canal musical.

Por demonstrar cada vez mais suas posições políticas, o grupo foi deixado de lado pela gravadora EMI, que naquele período preferiu apostar na música new wave da banda Duran Duran. Mesmo assim, os rapazes não desanimaram e lançaram o segundo LP, Solid Gold, de 1981, apontado por muitos fãs como melhor que o antecessor. Em termos de vendagem, foi inferior. No ano seguinte, depois do término da turnê norte-americana, o aclamado baixista Dave Allen deixou o grupo para se juntar ao conjunto pop Shriekback. Essa notícia não foi muito bem digerida pelos outros membros, causando a perda da química que havia entre os amigos. Para renovar o som do GOF, recrutaram a primeira integrante feminina, Sara Lee, além de duas backing vocals. A partir daí, a sonoridade do conjunto passou a ser mais dançante, e também migraram para o selo Warner.

Em 1983, eles lançaram o último álbum pela gravadora Warner, Hard, em uma época dominada pela new wave de Duran Duran, Culture Club, Alphaville e Spandau Ballet, entre outras. O disco trouxe boas surpresas, como I Fled e Is it Love. No ano posterior, a banda lançou At the Palace e, no mesmo ano, decidiu dar um tempo, realizando shows esporádicos no final da década. Em meados de 1991, eles retornaram à cena com o CD Mall. Mas somente o vocalista Jon King e o guitarrista Andy Gill queriam voltar à fase mais rock and roll que caracterizou o Gang of Four. Em 1995, os dois eram os únicos remanescentes da formação original, escalando diversos baixistas e bateristas para gravar novas músicas. Ainda no mesmo ano, foi lançado e sexto álbum Shrinkwrapped.

Para alegria dos fãs, o grupo ressurgiu em 2004 com os membros originais para uma turnê mundial. Em 2005, lançaram a coletânea de sucessos Return the Gift. Em setembro de 2006, o grupo este no Brasil para uma apresentação na casa de shows Via Funchal, em São Paulo. Dois anos depois, Allen deixou novamente o conjunto. Atualmente, King e Gill lideram o GOF, contando sempre com músicos de apoio para os outros instrumentos.

Foto: Divulgação / Myspace oficial

Site oficial: http://www.gangoffour.co.uk/

Atualizado em 6 Set 2011.