Guia da Semana

Por Guilherme Udo

Uma história de amor aparentemente clichê é o mote de 4 Faces do Amor, em cartaz no Teatro das Artes, dentro do Shopping da Gávea. O musical é costurado por canções de Ivan Lins e apresenta os encontros e desencontros de Duda e Cacau. A trama é recheada de briguinhas, alegrias, cenas de paixão e atos desmedidos de ciúmes.

A montagem seria apenas mais uma no hall das comédias românticas, se não fosse a brilhante ideia do dramaturgo Eduardo Bakr. Ele coloca em cena quatro atores para dar vida a dupla: Duda é o apelido de Eduardo e também de Eduarda, já Cacau podem ser Cláudia ou Cláudio.

Surgem então quatro possibilidades de relacionamento, que provam que o amor é simplesmente o encontro entre duas pessoas, acima de qualquer coisa. O texto ágil ainda conta com a força da música de Ivan Lins executada ao vivo por três músicos - incluindo Liliane Secco, a diretora musical da peça.

Gottsha (que também pode ser vista em cena no musical Beatles num Céu de Diamantes, no Teatro Clara Nunes, no mesmo shopping), Cristiano Gualda, Mauricio Baduh e Adriana Quadros imprimem toda a perfeição ao casal em cena. Eles cantam e intrpretam com maestria, mas o seu grande trunfo é conseguir arrancar risadas de uma plateia que a todo momento se identifica com alguma cena ou característica dos personagens.

Para arrematar esse grande time, Tadeu Aguiar assina a direção e executa em cena um perfeito jogo de encaixes para que a brincadeira dos apelidos funcione. "Marquei a peça como se fosse um tabuleiro de xadrex", conta o diretor, que também é ator e produtor e nos últimos tempos esteve em cena em Esta é a Nossa Canção e Baby - O Musical.

O musical ainda tem um outro diferencial que é cumprir temporada em dias alternativos. Fugindo das apresentações tradicionais às sextas, sábados e domingos, as sessões da montagem ocorrem de segunda e terça, às 21h, até o final do ano, devendo retormar a temporada em janeiro.

Atualizado em 10 Abr 2012.