Guia da Semana

Peças de teatro que homenageiam grandes artistas, showsnacionais de primeira linha, exposições inéditas e dois grandes favoritos ao Oscar 2012 compõem as melhores atrações da semana. Tem ainda um evento gastronômico inspirado na cozinha ibérica.

Confira os programas imperdíveis na cidade de São Paulo que não podem faltar na sua seleção!

Teatro


Daniela Schitini em cena do espetáculo "Não Uma Pessoa"
Foto: Divulgação

A atriz Daniela Schitini estreia o espetáculo solo Não Uma Pessoa no dia 8, inspirado na atriz Marilyn Monroe, que é relembrada pelos 50 anos de sua morte em 2012. O palco é oTeatro Augusta.

Com somente duas apresentações, nos dias 6 e 7, o Teatro de Arena Eugênio Kusnet espetáculo As Noivas de Nelson, que narra uma fantasia baseada nos contos de A Vida Como Ela É, de Nelson Rodrigues. Todas as histórias envolvem o tema relacionamento.

Em Ator Mentada, a atriz e dramaturga Mara Carvalho se une a três músicos para contar e cantar um pouco de sua vida, revelando suas decepções e alegrias com muito humor. O espetáculo conta, inclusive, fatos sobre o casamento da atriz com Antônio Fagundes. Aproveite as duas últimas sessões da temporada no Teatro Nair Bello.

Shows


Capital Inicial se apresenta no Credicard Hall
Foto: Divulgação


Três grandes nomes da música nacional sobem aos palcos esta semana. Para quem curte samba, a dica é o show do Jorge Aragãonesta sexta, 10, no Credicard Hall. O cantor e compositor carioca comanda a roda com os principais sucessos da carreira.

Já para os fãs de pop-rock, a boa é o Capital Inicial no sábado, 11, no mesmo local. No repertório, canções do último disco Das Kapitale também clássicos da banda. Outro imperdível é o show doMarcelo Camelo, que apresenta seu projeto solo Toque Dela, noSesc Belenzinho, em três dias: quinta, sexta e sábado.

Exposições


Painéis de Portinari ficam expostos no Memorial da América Latina Foto: Cristina Granato

Após o sucesso no Rio de Janeiro, as telas Guerra e Paz, de Cândido Portinari, chegam ao Memorial da América Latina. Os famosos painéis, criados exclusivamente para a sede da ONU são expostos pela primeira vez em São Paulo após sua restauração.

Já na Estação Pinacoteca, o destaque é a mostra Jac Leirner, exposta até 26 de fevereiro. São cerca de 60 peças criadas a partir de elementos da cultura popular, como sacolas plásticas, embalagens de cigarro, adesivos e notas de cruzeiro.

Gastronomia


O tradicional pulpo a la galega é prato da Tapas Week no Alma MariaFoto: Divulgação/Tadeu Brunelli

De 3 a 11 de fevereiro, doze restaurantes e bares sediam a Tapas Week, festival que homenageia os típicos petiscos espanhóis. Com menus degustação, de R$ 55 a R$ 85, é possível apreciar tapas frias, quentes e em versões doces. No recém-inaugurado Alma María, o destaque fica por conta do tradicional Pulpo a la Galega. Já no classudo Arola Vintetres, o musse crocante de milho verde com foie gras é indicação.

Cinema


Cena do filme "A Separação" indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
Foto: Divulgação

No cinema, os imperdíveis são dois indicados ao Oscar 2012. O filme A Separação entrou para essa lista por concorrer na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e lotar as poucas salas de cinemas da capital paulista que estão exibindo o longa. O Artista é outro que não pode ficar fora do roteiro. Com 10 indicações, o filme é um dos favoritos à premiação e entra em cartaz na sexta (10).

Ainda na sétima arte, a mostra Jairo Ferreira - Cinema de Invenção homenageia um dos maiores críticos e ensaístas de São Paulo com a exibição de mais de 30 títulos no CCBB.

Por Redação

Atualizado em 13 Fev 2012.