Guia da Semana

Peça El Paso da companhia colombiana teatro La Candelaria


Entre os dias 5 e 11 de maio, o Centro Cultural São Paulo recebe em seus palcos a terceira edição da Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo. O evento reúne artistas colombianos, argentinos, mexicanos, equatorianos, portugueses, chilenos e brasileiros.

A iniciativa é realizada pela Cooperativa de Teatro Paulista. O presidente Ney Piacentini conta que o objetivo da mostra é difundir a arte cênica. "O intuito é aproximar estudantes, artistas e a população do teatro. Para isso, além das apresentações, teremos uma publicação diária chamada de Latino Americana que traz, no mínimo, duas críticas em português e em espanhol. Quanto mais conhecemos as regras e nos apropriamos delas mais apreciamos o teatro."

Ele explica também como foram selecionadas, desta vez, as onze companhias teatrais que integram a programação. "Os grupos convidados devem ter um chão, ou seja, um embasamento e uma perspectiva enquanto o trabalho de grupo. Buscamos companhias onde surgem propostas mais avançadas. Queremos encontrar artistas que tenham interesse no trabalho coletivo." O resultado desta mistura é o recorte de um teatro mais próximo à realidade de seus locais de origem.

Espetáculo Miséria, Servidor de Dois Estancieiros, da companhia
brasileira Oigalê


Mesas de debate com estudiosos da arte também acontecem durante esse período, mas não há nenhuma exibição, nem discussão acontecendo paralelamente. Cada espetáculo tem um horário já programado. "Fizemos isso exatamente para não dispersar. Ou seja, as pessoas poderão acompanhar a mostra na íntegra. Trata-se de uma apreciação crítica para todos participarem ao mesmo tempo".

A língua não será uma barreira, muito pelo contrário. O evento prioriza o intercâmbio entre espanhol e português. A idéia é fazer com que o brasileiro entenda o espanhol e vice-versa, mas claro, as companhias são orientadas para se apresentar de maneira compreensível, afinal a preocupação da mostra é se comunicar.

Na abertura, no dia 5 de maio, às 17h, será realizado um debate aberto ao público entre gestores governamentais sobre Políticas Públicas para o Teatro em Países Latino-Americanos. Celso Frateschi, presidente da Funarte (Fundação Nacional das Artes), do Ministério da Cultura do Brasil; Raul Branbilla, presidente do Instituto Nacional de Teatro da Argentina; Gilsela Cerdeira, vice-presidente do Conselho de Artes Cênicas de Cuba e representantes de México, Equador, Colômbia e Chile confirmaram suas presenças.

A Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo - 2008 dá continuidade ao trabalho realizado pela Cooperativa, desde 1997 com a 1ª Mostra Brasileira de Teatro de Grupos, seguida da 2ª Mostra Brasileira de Teatro de Grupo, em 1998, e que ganhou nova dimensão com as Mostras realizadas em 2006 e 2007, com o patrocínio da Petrobras. Na 5ª edição, o evento fundará uma liga oficial de teatro latino-americano.

Leia as resenhas e veja os horários dos espetáculos que integram a Mostra:
? El Paso

? Ensaios de Mulheres

? Miséria, Servidor De Dois Estancieiros

? Los Errores Del Subjuntivo

? Neva

? O Realejo

? Antígona Reduzida E Ampliada

? Maria Lira

? Amarillo Hijos

? Felizmente Há Luar

? Bicicleta Lerux

Atualizado em 6 Set 2011.