Guia da Semana

Foto: divulgação

Há quatro semanas um tal artista lançou um disco. Até aí, tudo bem. Hoje, ele ameaça o reinado de Ivete Sangalo no ranking de álbuns mais vendidos do Brasil. Além disso, o cara desbanca artistas como Madonna, Banda Calypso e Dudu Nobre. Dá para acreditar?! Pois bem, o responsável por todo este fervor responde por Ricky Vallen, um cara meio "diferente", digamos brega para alguns. Para quem não vê televisão aos sábados, uma informação importante: Vallen é mais um lançamento de Raul Gil (TV Bandeirantes). "Devo tudo ao apresentador. Sem ele não teria toda essa fama", vangloria-se o "pop-star".

Intitulado Homenagens, este é o primeiro trabalho do artista. "Coloquei este nome, pois realmente faço um tributo aos músicos que mais admiro. Aliás, sou fã de carteirinha", explica. O material traz apenas regravações, como Luz dos Olhos de Nando Reis, A Lenda do Roupa Nova, Exagerado de Leoni, Fogo e Paixão de Wando e Cadê Você? de Odair José. "Alguns destes hits, eu interpretei no programa do Raul", conta.

Foto: divulgação

Apaixonado por Maria Bethânia, o cara se destaca pelas roupas estranhas e pelo jeitão diferente de apresentar as melodias. "Tento sempre dar um toque especial para a canção. Gosto de mudar o ritmo, de utilizar uma forma mais jovem".

Nascido em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, em 14 de março de 1978, Vallen começou cedo no mundo musical. Aos 9 anos, ele já se apresentava em bares, restaurantes, supermercados e até em lojas de roupas. "Eu cheguei a cantar até em ônibus. Algumas pessoas adoravam, outras faziam umas caras estranhas", relata.

Foto: divulgação

Sem estudos relacionados à música no currículo, o apadrinhado de Raul Gil subia em um morro, próximo a sua casa, e de lá interpretava as canções prediletas. "Este foi o meu primeiro contato com as melodias", lembra. O sonho deu certo assim que ele foi chamado para fazer suas performances em casas noturnas de sua cidade natal.

Além da paixão pelo canto, Ricky atuou no teatro por dois anos. "Foi de lá que tirei meu nome artístico. Interpretava um caboclo chamado Ricky. Achava-o muito valente, por isso, eu mesmo criei: Ricky Vallen".

Amante de músicas românticas e principalmente brasileiras, ele tem entre seus ídolos: Caetano Veloso, Zizi Possi, Ivete Sangalo, Fabio Jr e Daniela Mercury. "Tenho gosto bastante variado. E meu desejo é poder dividir o palco com estes artistas maravilhosos", sonha.

Ricky Vallen fez apresentações por todo o Brasil e conquistou fãs de todas as idades. Mas, em 2004, conheceu uma nova realidade, a televisão. Ao participar do Quem Sabe Canta, Quem Não Sabe Dança, concurso de cantores adultos do Programa Raul Gil, Ricky se destacou dentre os outros candidatos com arranjos diferenciados dos originais. As performances ganharam fama e conquistaram público e jurados. Tanto que, naquele mesmo ano, o artista foi o vencedor do concurso. "Na realidade tinha feito vários testes para entrar na atração, mas foi com a ajuda de um amigo que consegui o telefone do responsável pelo programa. Liguei, mostrei meu trabalho e ele adorou".

Questionado sobre cachês, o cantor enrola e não solta nada, mas uma coisa é certa, ele deixou de vender seus desenhos, balas e ovos nas ruas da cidade. "Hoje vivo exclusivamente de música, fazendo shows em clubes e bares do Rio e São Paulo". Apesar da queda expressiva nas vendas de discos, ele consegue que seu produto faça parte de diversos lares, mas será mesmo que Ivete precisa se preocupar?

Ranking de discos mais vendidos
1 - "Ivete no Maracanã - Multishow ao Vivo" - Ivete Sangalo
2 - "Homenagens " - Ricky Vallen
3 - "Minha Benção" - Padre Marcelo Rossi
4 - "Palavras de Amor" - Cesar Menotti & Fabiano
5 - "Vol. 10 - Acelerou" - Banda Calypso
6 - "Canto, Bebo e Choro" - Gino & Geno
7 - "Introducing Joss Stone" - Joss Stone
8 - "The Confessions Tour" (CD + DVD) - Madonna
9 - "Paraíso Tropical - Nacional" - Vários
10 - "Os Mais Belos Sambas-Enredo de Todos os Tempos" - Dudu Nobre

(*) Fonte: revista Sucesso e Folha Online

Atualizado em 6 Set 2011.