Guia da Semana

Kyuss no Brasil

O show Kyuss lives! surgiu da iniciativa do vocalista da banda em relembrar as músicas de sucesso e reviver sua história

Foto: Divulgação


Em meados de 2002, uma banda californiana chamada Queens Of The Stone Age despontou para o mainstream do rock mundial com o seu terceiro (e sensacional) álbum Songs For The Deaf.

Contando com participações de peso como Mark Lanegan (vocalista do Screaming Trees) e Dave Grohl (Nirvana, Scream, Foo Fighters) ajudando nas baquetas, a banda despertou o interesse da MTV e se transformou rapidamente em um dos maiores nomes do rock mundial em questão de semanas.

Mas Nick Oliveri e Josh Homme (líderes e, respectivamente, baixista e guitarrista/vocalista do Q.O.T.S.A.) não apareceram no mundo musical assim do nada. A dupla possui uma árdua história pré-Queens.

Ambos foram fundadores da banda Kyuss. Para quem não conhece, o Kyuss foi formado no ano de 1988 em Palm Springs, Califórnia. Foram uns dos principais responsáveis pelo até então desconhecido estilo chamado de stone rock (ou stoner metal), caracterizado por possuir riffs de guitarra graves e lentos com uma grande influência psicodélica. Rock pesado com fortes influências dos anos 70, lisérgicas.

O Kyuss ganhou status de cult pois, em pouco tempo, lançou álbuns aclamados e realizou várias turnês. A banda durou até 1995, quando lançou o que, até então, foi o último registro de estúdio, o disco And the Circus Leaves Town.

Muitas águas rolaram desde então. Nick Oliveri deixou o Queens Of The Stone Age em 2004, transformando o grupo em uma espécie de "banda de um homem só". Em 2010, John Garcia (vocal) saiu em turnê com o projeto Garcia Plays Kyuss. No mesmo ano, o músico convidou Nick Oliveri e Brant Bjork, ex-companheiros de banda, para subir ao palco no festival francês HellFest. A recepção foi tão forte, que a banda decidiu sair em turnê pela Europa com o nome Kyuss Lives!

E é esse o show que vai passar pelo Brasil, em São Paulo, no dia 13 de novembro. O show vai rolar no Carioca Club e a formação que vem para cá conta com quase toda a formação original: Nick Olivieri (baixo), Brant Bjork (bateria) e John Garcia (vocal); o guitarrista Bruno Fevery completa o time no lugar de Josh Homme.

Depois desta turnê, a banda pretende entrar em estúdio para gravar um álbum novo. Vale muito a pena conferir uma banda que marcou época, que, dentro do underground, influenciou nomes e bandas acostumadas a serem influências, como Screaming Trees, Pearl Jam, Foo Fighters, e muitas outras.

Leia as colunas anteriores de Thiago de Oliveira:

xTreme Noise Festival

Avenged Sevenfold

Anti-Flag e This is a Standoff

Quem é o colunista: Thiago de Oliveira, Thiagones.

O que faz: Tecnólogo em informática/desenvolvimento de sistemas, e músico quando me é permitido.

Pecado Gastronômico: Massa, molho e queijo!


Melhor lugar do mundo: O Meu Quarto.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Matisyahu Novo (disco Light), Snowing, Farside, I Shot Cyrus e algumas barulheiras.

Fale com ele: thiagoneshc@hotmail.com



Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças