Guia da Semana

Sebastião Silverio
Moradores junto com o presidente Stepan Nercessian no Retiro
Passados 90 anos desde sua fundação, a Casa dos Artistas, também conhecida como Retiro dos Artistas, ainda mantém a mesma filosofia do seu fundador Leopoldo Froés, um dos maiores atores brasileiros do início do século 20: uma associação que, sustentada por doações, acolhe temporária ou definitivamente os artistas que passam por dificuldades financeiras, são abandonados pela família ou não têm onde morar.

Há 90 anos, Froés lutava pelo reconhecimento do artista no Brasil, que na época não era considerada como profissão regulamentada. Além disso, o ator se dedicava a causas sociais, por isso, em 1978, reuniu alguns amigos do meio artístico e jornalistas, como: Eduardo Leite, Mário Magalhães e Irineu Marinho, para fundar o Retiro dos Artistas. Desde seu início até 1964, a fundação desempenhava dois papéis: assistencial e sindical à categoria. Por conta da ditadura militar e da fundação do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio de Janeiro (SATED/RJ), a Casa dos Artistas assumiu exclusivamente o papel assistencialista.

Dirigido pelo ator Stepan Nercessian, presidente há dez anos, o Retiro dos Artistas mantém 52 aposentados com média de 65 anos como: atores, compositores, artistas circenses, cantores, bailarinos, entre outros, acolhidos pela fundação. Eles recebem moradia, alimentação, exames, fisioterapia e passam até por cuidados em um salão de beleza. "Ninguém paga nada, a nossa única exigência é que o residente seja sindicalizado no Sindicato dos Artistas e que venha por vontade própria e não por imposição da família", explica Cida Cabral administradora do local há nove anos. Cida conta que a Casa também oferece várias atividades para os moradores como dança de salão e oficina de teatro, mas nem todos se interessam em participar. "A maioria opta por não fazer parte da programação, muitos porque estão com problemas de saúde ou psicológicos e outros porque estão muito cansados. Mas os que fazem adoram, se distraem e não ficam ociosos", completa.

A atriz Isa Rodrigues de 80 anos, grande amiga de Dercy Gonçalvez, é uma das moradoras da fundação. Conhecida como a Shirley Temple brasileira, Dona Isa garante que é muito feliz no local e recebe todo o tipo de assistência. "Me sinto muito segura e feliz aqui. Tenho a minha casa, cinco refeições, moro com a minha cachorrinha, faço as minhas atividades, sem nenhum tipo de preocupação", conta. Segundo Isa, as atuais casas foram uma sugestão da atriz Nair Bello, que faleceu em abril de 2007. "Antigamente os residentes moravam todos no casarão, foi a Nair que sugeriu que construísse essas casas para deixar os moradores com mais privacidade, inclusive ela foi atrás de partocínio para as primeiras obras. Hoje a antiga residência, virou o nosso brechó", afirma.

Em geral, as habitações são do mesmo tamanho e possuem quarto, sala, banheiro e cozinha. "São 40 lares onde os aposentados moram sozinhos, só os que vêm com o respectivo parceiro residem sob o mesmo teto" completa Cida. A lista de espera para entrar no Retiro é longa. "Estamos sem previsão de vagas, mas existe um projeto que até o final do ano teremos dez novas suítes, porém para esses novos aposentos a fila de espera é enorme", garante a administradora.

Para construção de mais aposentos e até para manter as casas já exitentes funcionando, o Retiro dos Artistas conta com a boa vonate de pessoas e empresas. "Hoje são cerca de 800 doadores fixos que cedem dinheiro, roupas, alimento e remédios, mas ainda precisamos de mais doações para aumentar e manter tudo em ordem", lamenta Cida e completa: "No dia 18 de agosto vai ser o aniversário da fundação, estamos organizando um leilão com obras de artistas nacionais e internacionais, assim será mais um meio de conseguir verba para manter esse projeto tão antigo e bem sucedido", finaliza.

Para fazer doações ao Retiro dos artistas basta entrar em contato:
Rua Retiro dos Artistas, 571 - Jacarepaguá - Rio de Janeiro
Tel: (21) 3382-3730
Depósitos:
Banco Bradesco
Agência: 2957-2
Conta Corrente: 2720-0

Atualizado em 10 Abr 2012.