Guia da Semana

Mônica faz 50 anos

A dentuça mais amada dos gibis completa meio século de criação. Saiba mais sobre a história da personagem de Mauricio de Sousa

Baixinha, gorducha, dentuça e cinquentona. Isso mesmo, Mônica, a personagem mais famosa de Mauricio de Sousa, completa 50 anos de criação no dia 3 de março. E não é só a idade da menina que está aumentando. Nesses 50 anos, a dentuça mais amada dos gibis conquista mais e mais fãs todos os dias, tanto crianças quanto adultos e idosos.  

A menina de vestidinho vermelho que não leva desaforo para casa apareceu pela primeira vez em 1963, em uma tira do Cebolinha publicada no jornal Folha de S.Paulo. Na historinha, Cebolinha reclama com Mônica que ela está atrapalhando seu caminho. Mônica, então, não pensa duas vezes e dá uma coelhada no amigo. Essa foi a primeira aparição de Mônica e também a primeira coelhada da história.  

Inspirada na filha do cartunista, que possui o mesmo nome que a personagem, Mônica foi conquistando o público a cada dia até “roubar a cena” de uma vez por todas. Foi em 1970 que a gorducha ganhou uma revista própria, com o título “Mônica e sua Turma”.

A personagem representa uma menina forte, decidida e muito companheira. Falando em companheirismo, o coelho Sansão é o amigo mais fiel da dentucinha e a grande “arma” contra os meninos que a perturbam, principalmente o Cascão e o Cebolinha – é impossível contar nos dedos quantas coelhadas que Mônica já deu em seus amigos.

Mônica Jovem

Em 2008, Mauricio de Sousa lançou a Turma da Mônica Jovem. Diferente das publicações antigas, a personagem principal não é mais a baixinha e gorducha. Nessa fase, Mônica e seus amigos são adolescentes, com 15 anos de idade.

Ainda dentuça, a menina-mulher, que desfila com roupas da moda, enfim se relaciona com Cebolinha - agora chamado de Cebola. Mas, assim como na fase anterior, os dois vivem entre tapas e beijos.

Embaixadora do UNICEF

No dia 6 de novembro de 2007, num evento realizado no extinto Parque da Mônica, no shopping Eldorado, a personagem foi nomeada embaixadora do UNICEF.  A nomeação se deu devido à influência que ela exerce sobre crianças, professores e famílias, já que consegue transmitir valores como amizade, importância da educação e convivência familiar.



A aliança entre a Mauricio de Sousa Produções e o UNICEF começou em 1994, quando Mônica e sua turma estrelaram uma edição especial do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Atualizado em 3 Mar 2013.

Por Anna Thereza de Almeida
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças