Guia da Semana

Há 50 anos o cartunista e empresário Mauricio de Sousa criava a personagem Mônica, que até hoje faz sucesso entre as crianças e adultos. Mas o que muitos não sabem - ou sabem - é que a menina baixinha, gorducha e dentuça, com personalidade forte e apaixonada pelo seu fiel companheiro Sansão foi inspirada em sua filha, Mônica Sousa.

Para entender um pouco mais sobre as semelhanças entre a personagem e a pessoa real, o Guia da Semana conversou com Mônica Sousa, que, além de ser a inspiração da dentuça mais famosa dos gibis, é a atual diretora comercial da Mauricio de Sousa Produções.

a monica de verdade

Qual é a sensação de ser retratada numa personagem?
Só soube que eu era a Mônica personagem anos depois de sua criação. Nas reuniões da escola via que meu pai era muito assediado. Mas depois aceitei numa boa porque para mim era normal ver meu pai desenhar em casa. Hoje vejo que nesses 50 anos a personagem entrou na vida de milhares de crianças e virou quase que parte da família delas. Só pode dar orgulho!

O que a Mônica Sousa tem em comum com a Mônica personagem?
No começo ela era mais parecida comigo. Bravinha (risos). Agora ela está mais meiga.

O traje da Mônica é um vestido vermelho. Você também gosta de vestidos vermelhos?
Eu gosto do vermelho. Mas como personagem de quadrinhos não muda de roupa parece que só existe vestido vermelho no armário da personagem.

monica coelhinho amarelo

Assim como a Mônica personagem você também tinha ou tem um ursinho de pelúcia (no caso dela um coelho) de estimação?
Claro! Eu tinha um coelhinho amarelo e não largava dele. Por isso meu pai me desenhou sempre com o coelhinho. Depois de destruído, ganhei o coelhinho azul. Não tinha um nome. Foi batizado de Sansão em um concurso com leitores da revista.

A sua personagem preferida é a Mônica mesmo?
Acredita que não? Eu prefiro o Chico Bento devido a sua bela ingenuidade.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 4 Mar 2013.