Guia da Semana


O Morcheeba é um trio que mistura diversos estilos musicais, predominando as bases eletrônicas, além do trip hop, soul, pop e rhythm and blues. Formado inicialmente pelos irmãos Paul e Ross Godfrey, em 1995, o grupo já teve três vocalistas, sendo a mais marcante a primeira, Skye Edwards.

Antes de recrutarem Skye para os vocais, Paul Godfrey atuava na cena de Londres como DJ e Ross como multi-instrumentista. O estouro do trio veio em 1996, com o lançamento do primeiro álbum, Who Can You Trust?, que trouxe muito da influência eletrônica dos irmãos. O sucesso foi tamanho que o cantor David Byrne (ex-Talking Heads) pediu que eles participassem de seu próximo disco) - o trabalho trouxe muito de sua influência eletrônica. No CD seguinte, Big Calm (1998), eles mudaram o som para uma pegada mais dub, hip hop, com ares de psicodelismo, o que também agradou aos fãs do grupo.

Após o lançamento do álbum Charango, de 2002, Skye Edwards deixou a dupla em 2003. Nessa época, os irmãos Godfrey deram uma parada e retornaram com o projeto em 2005, com a entrada de Daisy Martei nos vocais. Ainda no mesmo ano, gravaram o disco The Antidote, seguido de Get Mashed. Em 2008, vieram com o trabalho Dive Depp, mas Martei não tinha a voz nem a mesma empatia que a primeira vocalista - e a crítica especializada e os fãs deixavam isso bem claro. Durante alguns shows, ela foi substituída pela cantora Jody Sternberg.

Para a alegria dos seguidores do Morcheeba, em 2010 Skye reassumiu seu posto e lançaram o CD Blood Like Lemonade, marcando a fase áurea do grupo. No final do mesmo ano, anunciaram uma turnê que incluiu o Brasil, onde farão uma única apresentação na cidade de São Paulo, em março de 2011.

Foto: Divulgação / My Space Oficial
Site Oficial: http://www.morcheeba.co.uk/

Atualizado em 6 Set 2011.