Guia da Semana

Foto: Taiz Dering

Paul Gilbert, guitarrista do Mr. Big

"O Aerosmith vai ter que trabalhar muito para superar este show", foi o comentário que ouvi saindo da apresentação que o Mr. Big fez no HSBC Brasil, em São Paulo, no dia 9 de julho. Não pude deixar de concordar, apesar de ser muito fã da banda de Steven Tyler.


Pouco conhecida por aqui - a banda tem duas ou três músicas que chegaram às paradas brasileiras, como To Be With You e Wild World (originalmente gravada por Cat Stevens) - o grupo é adorado por fãs de hard rock de qualidade, que lotaram a casa de shows para conferir pessoalmente a genialidade de Paul Gilbert (guitarra) e Billy Sheehan (baixo). Não é à toa que o último foi eleito Melhor Baixista cinco vezes pela revista Guitar Player. Além do Mr.Big, o músico já tocou com diversas bandas e com David Lee Roth. Completa o time o vocalista Eric Martin e o baterista Pat Torpey, todos da formação original do grupo, que surgiu em 1989 em Los Angeles (EUA).


Esta é a segunda vez que o grupo se apresenta no país - a primeira foi em 1994 em Santos (SP). Apresentando o álbum What if..., de 2010, a banda passou também por Porto Alegre (RS). O show que o quarteto trouxe para São Paulo mostra que a banda está em plena forma depois de algumas pausas ao longo da carreira.

Depois da longa, porém empolgante apresentação do norueguês Jorn, o show começou com Daddy, brother, Lover and Little Boy às 23h. A galera vibrou já nos primeiros acordes de um dos grandes hits do grupo, a divertida Green-Tinted Sixties Mind. O grupo tocou também "pedradas" como Alive and Kicking e Take Cover, seguida pela apaixonada Just Take My Heart - hora que o vocalista Eric Martin confirmou que ainda é galã e arrancou suspiros da mulherada. Além do vocal poderoso, Martin também é um showman. Brincou com o público em diversos momentos, arrancando risadas quando disse que, se entoassem o "mantra" que ele propunha, todos teriam "chocolate e sexo" garantidos. O ponto alto do show, porém, estava reservado ao duo Sheehan - Gilbert, que fez solos inspirados e deixou os roqueiros da plateia boquiabertos. Muito bem-humorado, Sheehan chegou a vestir uma camisa da seleção brasileira, com seu nome e o número 10 bordados.

No bis, mais uma surpresa: o clássico Smoke on the Water, do Deep Purple, empolgou a plateia, que ficou extasiada ao ver os integrantes da banda trocarem seus instrumentos. Novamente, as meninas suspiraram por Eric Martin em To be with You, tocada no violão e cantada em uníssono pelos saudosistas dos anos 90. Mas o peso da noite ainda não tinha acabado - para fechar com elegância, o cover de Shy Boy, de David Lee Roth, comprovou que o grupo californiano realmente é referência quando o assunto é hard rock.


Confira o setlist do show:
Daddy, Brother, Lover, Little Boy (The Electric Drill Song)
Green-Tinted Sixties Mind
Undertow
Alive And Kickin`
American Beauty
Take Cover
Just Take My Heart
Once Upon a Time
A Little Too Loose
Road To Ruin
Merciless
Solo de guitarra
Still Ain`t Enough for Me
Price You Gotta Pay
Take A Walk
Around the World
As Far as I Can See
Bass Solo
Addicted To That Rush

Bis 1
To Be With You
Colorado Bulldog

Bis 2
Smoke on the Water
(Deep Purple cover)
Shy Boy
(David Lee Roth cover)

Leia as colunas anteriores de Vivian Ragazzi:

Autocrítica francesa

The Cult

No (outro) caminho das Índias

Quem é a colunista: Alguém que gosta de ouvir (e de contar) histórias.

O que faz: Jornalista.

Pecado gastronômico: Comida japonesa e qualquer prato que leve camarão.

Melhor lugar do mundo: Normalmente, me atraem lugares com culturas milenares, como Turquia, India, Marrocos...

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Rock clássico, MPB.

Para falar com ela: [email protected]




Atualizado em 6 Set 2011.