Guia da Semana

Que tal tirar uma selfie criativa no museu e postar nas mídias sociais? Essa é a proposta do Museum Selfie Day, iniciativa que nasceu nas mídias sociais em 2014 e, pela terceira vez, reunirá museus e visitantes do mundo todo em torno da hashtag#MuseumSelfie, com imagens produzidas nos museus. Para participar, basta postar, no dia 20 de janeiro (quarta-feira), uma selfie marcada com #MuseumSelfie.

Os museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo aderiram à iniciativa e postarão nos seus perfis do Facebook, Instagram e Twitter imagens que despertarão a curiosidade de seus seguidores – e que devem incentivar os visitantes a enviarem suas fotos. Os perfis da Secretaria da Cultura (@culturasp) publicarão os destaques ao longo do dia.

“Cada vez mais os museus utilizam as mídias sociais como instrumento de aproximação com novos públicos. O selfie é uma das etapas desse engajamento: transforma a visita em um ato interativo e ajuda a difundir o patrimônio museológico nas redes, o que resulta em aumento de interessados em visitar essas instituições”, afirma Renata Motta, Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Confira abaixo a lista de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e siga os perfis nas mídias sociais. Acompanhe as postagens do longo do dia pesquisando por #MuseumSelfie.

Casa das Rosas

Casa Guilherme de Almeida

Estação Pinacoteca

Memorial da Resistência

Museu Afro Brasil

Museu Casa de Portinari - Brodowski

Museu Catavento

Museu da Arte Sacra

Museu da Casa Brasileira

Museu da Diversidade Sexual

Museu da Imagem e do Som – MIS

Museu da Imigração

Museu do Café - Santos

Museu do Futebol

Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão

Museu Índia Vanuíre – Tupã

Paço das Artes

Pinacoteca do Estado

Por Nathália Tourais

Atualizado em 18 Jan 2016.