Guia da Semana

O Dia dos Namorados se aproxima e para entrar no clima, o Guia da Semana lista 5 casais do mundo das artes que você precisa conhecer. Confira:

1- FRIDA KAHLO E DIEGO RIVERA

A pintora Frida Kahlo casou-se com o também pintor Diego Rivera duas vezes. Ambos tinham o temperamento extremamente forte e mantinham casos extraconjugais, além de brigas violentas. No segundo casamento, Frida construiu uma casa igual a dele, ao lado da casa em que eles tinham vivido. Essa casa era ligada a outra por uma ponte, e eles viviam como marido e mulher, mas sem morar juntos. Encontravam-se na casa dela ou na dele, nas madrugadas.

2- MARGARET E WALTER KEANE

Para quem não conhece, Margaret Keane foi uma pintora norte-americana que pintava mulheres, crianças e animais com olhos grandes. Seu marido, Walter Keane, tornou-se um pintor famoso ao vender os quadros da esposa com seu nome.

Quando ela expôs o caso, ele negou e acabou processado. Na audiência, o juiz pediu para que ambos pintassem um quadro e Walter se recusou, alegando uma dor no ombro. Margaret, então, fez um quadro em menos de uma hora e foi indenizada em $4 milhões

3- OSCAR WILDE E ALFRED DOUGLAS

A relação dos escritores e poetas Oscar Wilde e Alfred Douglas, mais conhecido como Bosie, foi extremamente conturbada. Quando se conheceram, Wilde era casado. Entretanto, isso não foi um obstáculo e rapidamente começaram um envolvimento amoroso.

Douglas era um menino mimado e gastava dinheiro em jogos e com outros homens, esperando que Wilde fizesse o mesmo. Assim, eram frequentes as vezes que discutiam e terminavam a sua relação, mas sempre se reconciliavam.

Bosie ficou doente e aos cuidados de Wilde até sua recuperação. Entretanto, quando melhorou quem ficou doente foi Wilde e, diferente dele, o amante o abandonou, mudando-se para um hotel e, posteriormente, lhe enviando a conta.

O pai de Bosie desconfiou da relação e acusou Wilde de cometer atos imorais com diversos rapazes e, inclusive, com seu filho. Assim, o escritor foi condenado a dois anos de prisão, onde mesmo extremamente decepcionado, alimentava o amor dentro de si como estratégia de sobrevivência.

4- MARINA ABRAMOVIC E ULAY

Marina Abramovic e Ulay foram casados durante 12 anos. A parceria foi na vida amorosa e também artística, tendo em vista que Ulay também é um artista performático.

Durante cinco anos moraram em uma van, viajando pela Europa; passaram um ano com aborígenes no deserto australiano e experimentaram viver arte em sua totalidade.

O término do relacionamento, inclusive, resultou na última performance juntos, chamada Muralha da China - onde ela começou a caminhar pela Muralha vinda do leste e Ulay saiu do oeste. Após três meses e milhares de quilômetros, encontraram-se e deram adeus. E para quem acha estranho, Marina nos dá uma bela lição, “As pessoas se esforçam tanto para iniciar um relacionamento e tão pouco para acabar com ele”.

Entretanto, depois desse lindo episódio, o casal teve muitas brigas na justiça devido aos direitos dos trabalhos que fizeram juntos. Depois de anos sem se falar, o mundo todo pôde ver o dia em que se reencontraram pela primeira vez, durante uma performance de Marina no MoMa, onde ela ficava frente a frente com os visitantes e foi surpreendida por seu ex-marido.

5- COCO CHANEL E IGOR STRAVINSKY

Considerados dois dos maiores e mais temperamentais artistas do século passado, a estilista francesa Coco Chanel viveu um romance proibido com o músico Igor Stravinsky.

Conheceram-se no Théâtre des Champs-Élysées, onde Coco esteve com seu companheiro Arthur Boy Capel, e Igor apresentou sua música pela primeira vez, deixando-a encantada e desagradando completamente o público – que vaiou e impediu que ele terminasse a apresentação, pois consideraram revolucionária e moderna demais para seu tempo, resultando numa pancadaria geral.

Sete anos depois, Coco e Igor se reencontraram. Ela como uma estilista famosa, rica e respeitada, vivendo a dor da morte de Boy, enquanto ele em exílio na França após a Revolução Russa. Apaixonaram-se imediatamente e Coco o convidou para se hospedar em sua casa. Ele topou e mudou-se com a mulher e filhos.

E assim, todos sob o mesmo teto, aconteceu um intenso romance então entre os dois artistas na fase mais criativa de suas carreiras.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 9 Jun 2015.