Guia da Semana

Foto: Rede Globo/João Miguel Juniot

O autor Antônio Calmon traz para a nova novela da Rede Globo, Três Irmãs, muita comédia, romance e surfe. A trama se passa na cidade fictícia de Caramirim, no litoral fluminense, onde se encontra a Praia Azul. Os personagens principais fazem parte da família Jequitibá, formada apenas por mulheres que têm suas raízes nessa pequena cidade. A líder Virgínia (Ana Rosa) é a mãe protetora e dona da farmácia "Jequitibá". Foi abandonada pelo marido Augusto (José Wilker), que morreu anos depois.

A direção de núcleo ficou por conta de Dennis Carvalho. "Dennis é um profissional espetacular, rígido e nos deixa sempre com a sensação de que temos que fazer nosso máximo, estarmos sempre com o texto na ponta da língua e sem atrasos. Além disso, é experiente e talentoso, e temos muito o que aprender com ele", cometa a jovem Cecília Dassi. A atriz interpreta Natália, uma adolescente que, ao terminar o namoro com Pedro Henrique (Ivan Mendes), descobre que está grávida.

As Irmãs

Cada ´irmã´ possui uma personalidade diferente. O que as três têm em comum é a busca do "homem ideal". Dora (Cláudia Abreu) foi casada com Artur (Alexandre Borges), que morreu em um acidente de carro. Ela vai conhecer Bento (Marcos Palmeira), um apaixonado pelo surfe que acabou de se mudar para Caramirim com seus dois filhos. Já a desiludida e atrapalhada Alma (Giovanna Antonelli), nunca teve sorte com os homens, mas terá um reencontro com antigos namorados, entre eles Greg (Rodrigo Hilbert). Suzana (Carolina Dieckmann) namora Xande (Dudu Azevedo). Ela irá conhecer Eros (Paulo Vilhena), um surfista que vai para Caramirim atrás de seu pai, Sandro (Marcello Novaes).

A família e outros moradores de Caramirim irão enfrentar a ambiciosa Violeta (Vera Holtz) que deseja transformar a cidade em um complexo turístico. Sogra de Dora, sempre a culpou pela morte de Artur. É casada com Alcides (Marcos Caruso) e tem mais um filho, Paulinho (Kayky Brito). Também possui um desejo de vingança pela família Jequitibá, pois foi amante de Augusto, que não abandonou a família por sua causa e, sim, para trabalhar em um circo.

Ecologia e Preservação

Lembrando a série Armação Limitada, cujo roteiro foi assinado por Calmon, muitos dos personagens são surfistas e as gírias dessa tribo terão destaque. Os primeiros capítulos se passam em Bali, na Indonésia, considerado um dos paraísos onde há procura das ondas perfeitas pelos praticantes do esporte. No Brasil, as cenas são gravadas nas praias de Grumari, Macumba e Reserva, no Rio de Janeiro. A praia de Saquarema, na Região dos Lagos, também é palco para as gravações.

"A novela pode atrair muitos jovens para a prática de surfe. As imagens e a fotografia estão lindas, tudo é muito bonito e com certeza vai seduzir muita gente. Eu mesma, muito preguiçosa, não gosto de sol e praia, mas fiquei bastante interessada em aprender a surfar", confessa Cecília Dassi.

A criação da cidade cinematográfica de Caramirim foi baseada na cidade histórica de Paraty, no interior do Rio de Janeiro. O objetivo é também discutir sobre a especulação imobiliária e a desvalorização de uma cidade histórica, tanto por ser palco de pesquisas quanto pela preservação de suas reservas naturais.

Conheça alguns personagens:

Foto: Rede Globo/
João Miguel Junior
Cláudia Abreu (Dora) - É a mais velha e sempre foi uma das mulheres mais bonitas da cidade. Preguiçosa, nunca gostou de estudar e se preocupa somente com seu visual. Casou-se com Artur (Alexandre Borges), membro de uma importante e rica família. Os dois tiveram um filho: Marco Aurélio (Vitor Novello). Artur morre em um acidente de carro.


Foto: Rede Globo/
João Miguel Junior
Giovanna Antonelli (Alma) - Uma ginecologista que ama sua profissão. Apesar de competente é atrapalhada e sempre esteve à procura do "homem perfeito". Flagra seu namorado Robinho (Eriberto Leão) com outra mulher e volta para Caramirim. Lá reencontra antigos namorados: Galvão (Bruno Garcia) e Greg (Rodrigo Hilbert).


Foto: Rede Globo/
João Miguel Junior
Carolina Dieckmann (Suzana) - A caçula foi adotada pela família Jequitibá, pois foi abandonada na porta da farmárica de Virgínia, quando bebê. É surfista e professora na Escola de Caramirim. Namora Xande (Dudu Azevedo). Irá conhecer Eros (Paulo Vilhena) e sentirá uma forte atração pelo rapaz, que irá ignorá-la.



Foto: Rede Globo/
João Miguel Junior

Virgínia (Ana Rosa) - A mãe das ´três irmãs´ sempre batalhou pela felicidade das filhas, mesmo depois de abandonada pelo marido Augusto (José Wilker). É dona da farmácia "Jequitibá" e vive em pé de guerra com Violeta (Vera Holtz) que, no passado, foi amante de Augusto.



Foto: Rede Globo/Fabrício Mota
Vera Holtz (Violeta) - Sogra de Dora, sempre a culpou pela morte de Artur. É casada com o bondoso Dr. Alcides (Marcos Caruso). Para dar continuidade nos negócios da família, a poderosa investe tudo em seu neto Marquinho. Possui raiva pela família Jequitibá, pois Augusto abandonou Virgínia para trabalhar em um circo e não para ficar com ela.


Foto: Rede Globo/
João Miguel Junior
Paulo Vilhena (Eros) - Surfista que ama o esporte. Quando sua mãe Walquíria (Maitê Proença) deixa de sustentá-lo, ele vai à procura de seu pai, em Caramirim. Sem dinheiro, começa a trabalhar no Mercado e Peixaria Tubarão Branco. Eros conhece Suzana na disputa por uma onda. Sua prancha quebra e o rapaz trata a professora muito mal.


Foto: Rede Globo/
Roberto Maldonado
Rodrigo Hilbert (Gregg) - Outro surfista, sempre foi apaixonado por Alma, mas nunca se declarou por causa de sua timidez. Trabalhava na farmácia de Virgínia e deixou a cidade, sem avisar ninguém, quando sua amada ficou noiva de Galvão. Voltou para Caramarim para ajudar Virgínia a se recuperar de um AVC.


Foto: Rede Globo/
Fabrício Mota
Marcos Palmeira (Bento) - Médico, foi morar com os dois filhos em Caramirim, após a morte de sua mulher. Surfista apaixonado pelo esporte, sempre está na praia quando pode. Salva Dora de um afogamento e se sente atraído por ela. Os dois vão sofrer com Violeta que acusa Dora de desrespeitar a memória de seu filho.



Foto: Rede Globo/
João Miguel Junior
Cecília Dassi (Natália) - Romântica e ingênua, é namorada de Pedro Henrique (Ivan Mendes), filho do prefeito (Aloísio de Abreu). Logo que a relação acaba, a jovem descobre que está grávida. O pai de Pedro Henrique obriga o casamento. Waldete (Regina Duarte) tenta impedir essa união, mas não consegue. Os dois se casam, mas não moram juntos.


Foto: Rede Globo/
João Miguel Junior
Regina Duarte (Waldete) - Divertida e sem papas na língua, Waldete "com W", como faz questão de dizer, é cheia de mistérios. Chegou em Caramirim e conquistou muitos moradores da cidade. Sempre possui uma resposta para qualquer pergunta. Ela esconde um segredo de Violeta e trabalha como governanta em sua casa.


Foto: Rede Globo/
João Miguel Junior
Dudu Azevedo (Xande) Formado em Administração, Xande é irmão de Galvão e o ajuda em seus negócios. Sempre foi apaixonado por Suzana. Na adolescência, a salvou de um atropelamento. Mas, teve um defeito na perna, como conseqüência, que o impede de praticar esportes. O romance é abalado quando Suzana conhece Eros.


Foto: Rede Globo/
João Miguel Junior
Kayky Brito (Paulinho) - Filho mais novo de Violeta, é um adolescente problemático e rebelde. Mimado pela mãe, sente uma forte atração por Dora, sua cunhada, mas ao mesmo tempo a culpa pela morte de seu irmão. Adora surfar e é namorado de Juliana (Juliana Schalch).



Foto: Rede Globo/
João Miguel Junior
Marcello Novaes (Sandro) - Pai de Zig (Brenno Leone) e Thor (Caio Vaz) e casado com Liginha (Malu Galli). Surfista respeitado por todos na região, possui uma loja de artigos de surfe no centro de Caramirim. É o melhor amigo de Bento e descobre que tem um terceiro filho, Eros, que não o aceita como pai.

Atualizado em 6 Set 2011.