Guia da Semana

Foto: Divulgação
Nove Mil Anjos

O primeiro álbum da recém-formada banda de rock Nove Mil Anjos chegou às lojas na semana passada, dividindo fãs e a mídia especializada, que apresentam opiniões bastante diferentes sobre o trabalho. O grupo é composto por conhecidos nomes do cenário nacional, incluindo Júnior Lima (ex-Sandy & Júnior) na bateria, Champignon (ex-Charlie Brown) no baixo, Peu Sousa (ex-Pitty) na guitarra e o músico Perí nos vocais.

Críticas duras

A crítica não foi generosa com 9MA, trabalho de estréia dos meninos, classificado com adjetivos como "fraco" e "desastroso". Até o momento, os músicos parecem não se abalar com os comentários negativos, defendendo o álbum, no qual enxergam um projeto inovador, ainda incompreendido. "O público tem dificuldade de escutar e assimilar um som novo, com tempo eles vão ver a qualidade da nossa música", afirmou Champignon durante a primeira coletiva de imprensa de lançamento.

Para o bem ou para o mal, a verdade é que desde sua formação, há quase um ano, a banda vem chamando atenção da mídia, devido ao sucesso de seus integrantes em seus projetos anteriores, que classificam o disco como uma liberdade criativa, que não deve ser comparado aos seus outros trabalhos. "Pouco antes da parceria com a minha irmã terminar, já me sentia sufocado, com vontade de seguir outros rumos e isso aconteceu com os outros integrantes", confessa Júnior. "Estamos em uma outra fase é um som novo, quem quiser ouvir música do Charlie Brown Jr ou Pitty que vá pra show deles", completa Champignon.

9MA

Produzido e gravado em setembro, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, o álbum traz 12 músicas composta pelos os próprios integrantes, selecionadas entre um repertório de mais de 40 composições inéditas. "Nós fizemos 44 canções. Estávamos num processo de criação muito intenso, as coisas fluíam com muita naturalidade. Tocamos quase todos os dias desse ano juntos, mas tivemos que enxugar bem o repertório para o CD", explica Peu.

Foto: Divulgação
Nove Mil Anjos

O disco conta com a assinatura do experiente produtor musical Sebastian Krys e será distribuído pela Sky Blue Music, uma gravadora independente - uma decisão unânime da banda, que pretende ter mais liberdade criativa e combater a pirataria, disponibilizando o 9MA por R$ 19,90 no mercado, com a possibilidade de ouvir todas as faixas no My Space. "De pressão basta a gravidade sobre as nossas cabeças. Não queríamos mais pressão da gravadora. Queríamos ter a liberdade de tocar como e com quem quiser" defende o guitarrista. "Quando tocava no Charlie Brown Jr, vi CD chegar nos camelôs antes das lojas. Além disso, queremos que as pessoas possam conhecer o nosso som, de forma democrática", conclui Champignon.

Atualizado em 6 Set 2011.