Guia da Semana

TV Globo/ Kiko Cabral


O ator Pedro Cardoso, conhecido pelo papel de Agostinho Carrara, na série A Grande Família, agitou o meio artístico quando lançou um manifesto contra da nudez durante o Festival de Cinema do Rio de Janeiro. Tudo começou quando Pedro, que está no elenco do filme Todo Mundo Tem Problemas Sexuais pediu ao diretor, Domingos de Oliveira, para não incluir cenas de nudez, apesar do tema ser o sexo. Além disso, o ator aproveitou a sessão com a primeira exibição para fazer um discurso reafirmando a sua posição contra a falta de roupa na TV e no cinema.

"Minha tese: a nudez impede a comédia e o próprio ato de representar. Quando estou nu, sou sempre eu a estar nu, e nunca o personagem", afirmou durante a coletiva. Ele disse que o ato de se despir deixou de ser uma manifestação pública para se torna única e exclusivamente comercial. "É uma forma das empresas atraírem o público", completou. E ainda criticou duramente os diretores e roteiristas afirmando que essas cenas agridem, principalmente, as mulheres.

Esse discurso foi o bastante para acarretar uma reação em cadeia. Teve quem juntou a voz com o ator para lutar contra a nudez, como é caso da atriz Cláudia Abreu, que ficou nua e fez uma cena de sexo no filme Os Desafinados e também está no elenco e afirmou: "Endosso tudo o que ele falou. Passei por uma situação recentemente. Ele está completamente certo".

TV Globo/ João Miguel Júnior


Outra atriz que fez coro ao discurso de Cardoso foi a atriz Graziela Moretto, que está em cartaz na novela Três Irmãs e supostamente é namorada do ator e pivô do manifesto. Graziella participou do filme Feliz Natal dirigido por Selton Mello e fez uma cena de nudez, no qual afirmou a imprensa não ter ficado à vontade, e isso pode ter acarretado o ciúme de Pedro Cardoso.

Reação contrária

Mesmo com alguns apoios, a grande maioria da classe artística se juntou contra a opinião de Cardoso. Entre eles nomes de peso como o dos diretores Carlos Reichenbach, Hugo Carvana, Helena Ignês e Zé Celso, que é um dos grandes defensores da nudez nos palcos. "Ficar nu é mostrar a alma. O melhor figurino que existe é mostrar a alma", o diretor e fundador do Teatro Oficina ainda afirma que isso pode ser a volta inquisição.

"A gente precisa de muito mais motivos para se vestir do que para tirar a roupa. Isso é uma hipocrisia", afirma o ator Marcelo Drummond que está no elenco da peça Os Bandidos.

Além de atores e diretores, o discurso de Pedro Cardoso foi frustrante para muitos estudantes de teatro. "Eu acho o Pedro Cardoso um ótimo ator, além de muito inteligente. Me admirou ele ter esse tipo de atitude, a nudez é essencial para o teatro, televisão e cinema. Filmes e peças marcaram a história da cultura com cenas desse tipo.", afirma Camila Timóteo, estudante de artes cênicas.

O fato é que a discussão foi lançada, pode até ser que a nudez nunca se acabe, mas um dos objetivos de Pedro Cardoso foi feito com sucesso: Causar polêmica!

Atualizado em 6 Set 2011.