Guia da Semana

Por Bruno Lofreta

O quarteto Pelebrói Não Sei é uma das atrações do festival


















Preparar amplificadores! É o Acorde Curitiba, festival que acontece domingo, 10/12, reunindo os nomes mais importantes do cenário musical alternativo do estado. Mais de doze horas de som na caixa, com treze bandas que traçam um panorama do rock local, prometem agitar o público na Chácara Bebedouro do Arco-Íris.

No palco, medalhões como Relespública e Pelebrói Não Sei, e novatos, como Mariatchis e Trivolve, revelam o caldeirão fervente de estilos que culmina em uma das regiões mais inovadoras do país quando o assunto é rock n´roll. "A intenção do festival é mostrar a fertilidade do cenário local aos próprios curitibanos" explica Bruno Sguissardi, guitarrista da banda Anacrônica, que sobe ao palco às 14h para mostrar à platéia um som competente, moldado pela influência de ícones dos anos 60 e 70, como Beatles e Led Zeppelin.

Força regional

Anacrônica: revelação paranaense

Curitiba abrigou nos três últimos anos, um dos maiores festivais de rock do Brasil, o Curitiba Pop Festival (CPF), responsável pela vinda ao país de nomes de peso como Pixies, Weezer e Mercury Rev. Entretanto, após muita especulação, a edição 2006 do evento foi cancela, deixando órfão um grande número de fãs da boa música. A lacuna deixada pelo CPF pode ser preenchida, então, pelo Acorde Curitiba, e a disposição das bandas regionais em mostrar que não deixam nada a dever para os aclamados gringos. Para Paulo Dalla Stella, proprietário do Porão Rock Club, uma das principais casas de rock alternativo da cidade, "o festival é importante pois é uma iniciativa privada, o que mostra que as pessoas estão se mexendo. A cena em Curitiba é forte, porém desunida, e agora começa a ascender.".

O domingo sonoro, em Curitiba, promoverá um encontro de gerações entre a velha guarda, representada por bandas como Sexofone, Pelebrói Não Sei e Relespública - show que terá a participação do vocalista do IRA!, Nasi - e nomes mais jovens como Rock Brothers, Stereo 33 e Terminal Guadalupe. "É uma grande oportunidade tocar com grupos que nós crescemos ouvindo, como o Relespública" acrescenta Sguissardi, da Anacrônica.

A tradição da Relespública

Especialmente adaptada para o festival, a Chácara Bebedouro do Arco-Íris, em São José dos Pinhais, deve receber 3 mil pessoas, segundo projeções dos organizadores. A estrutura armada no local irá dispor de estacionamento, seguranças, praça de alimentação, banheiros químicos e estacionamento.

Line-Up e serviços

As bandas que compõem o line-up do Acorde Curitiba 2007 são: Black Maria, Stereo 33, Rock Brothers, Anacrônica, Relespública, Nambrena, Terminal Guadalupe, Pelebrói Não Sei, Sexofone, Mariatchis, Trivolve, Syd Vinícius e Faichecleres.

Local: Chácara Bebedouro do Arco-Íris, 600, São José dos Pinhais (BR 277 sentido Praias).

Ingressos à venda nas lojas Levis dos shoppings Muller, Estação e Curitiba, e no Empório São Francisco, localizado na Rua Carlos Cavalcanti, 1138, São Francisco. Preço: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 mais 1 kg de alimento não-perecível, excerto sal e açúcar (meia entrada. O valor dos ingressos adquiridos no local pode variar.

Abertura dos portões: 10h.

Foto de abertura: Luciano Popadiuk

Atualizado em 6 Set 2011.