Guia da Semana

Porto Alegre é mais uma vez cenário de um dos grandes eventos de artes visuais da América Latina. Desde o dia 10 de setembro, a cidade está sediando a 8ª edição da Bienal do Mercosul e uma série de espaços do Centro da Capital estão ocupados por mostras e atividades. Com o tema Ensaios de Geopoética, o projeto aborda temas como território, mapeamento, colonização e fronteira.

No dia 15 de novembro será o encerramento do evento, e o Guia da Semana RS não quer deixar ninguém perdido por aí, sem saber por onde começar a conhecer a Bienal. Como o tempo é curto, selecionamos os principais destaques da programação. Confira nossas dicas e não deixe de visitar algumas das dezenas de atrações.

1) Mostra de Eugenio Dittborn, no Santander Cultural

O artista plástico chileno é referência na América Latina e é o homenageado desta edição da Bienal do Mercosul. Sua obra questiona a relação entre centro e periferia e é baseada na transterritorialidade, no nomadismo e nas estratégias para subverter fronteiras.

A exposição, montada no Santander Cultural, conta com trabalhos da série Pinturas Aeropostais - um conjunto composto por 15 obras de grande porte e três vídeos - que o artista desenvolve desde os anos 1980, misturando desenho, costura, pintura e colagem. A mostra é itinerante e, antes de chegar a Porto Alegre, passou por cidades como Caxias do Sul, Pelotas e Bagé.

2) Mostra Além Fronteiras, no Margs

Um dos principais componentes da 8ª Bienal, a mostra coletiva Além Fronteiras é composta por trabalhos inéditos de nove artistas. As obras foram produzidas ao longo de expedições por diferentes paisagens geográficas e culturais do Rio Grande do Sul, como as regiões dos pampas, das missões e dos cânions. Os trabalhos propõem uma reflexão sobre as delimitações políticas entre nações, que nem sempre correspondem a uma autonomia cultural.

Lucia Koch, Carlos Vergara, Marina Camargo, Carlos Pasquetti (obra abaixo), Cao Guimarães, Felipe Cohen, Irene Kopelman, José Alejandro Restrepo e Gal Weinstein são os artistas que participam da mostra. Como um contraponto, estão expostos 34 itens históricos de artistas gaúchos consagrados e mantidos por acervos locais que dialogam com as obras dos artistas convidados.

3) Mostra Geopoéticas, no Cais do Porto

A mostra central do Cais do Porto explora diferentes aspectos das ideias de Estado e Nação, suas retóricas visuais (mapas, bandeiras, escudos, hinos, passaportes, exércitos) e suas estratégias de autoafirmação e consolidação de identidade. A coletiva é composta por obras de 59 artistas de diferentes países e produzidas a partir de técnicas como pintura, desenho, instalação e fotografia.

A exposição Geopoéticas ocupa três armazéns do Cais do Porto e é a maior desta Bienal. Entre os destaques está o vídeo da artista Cristina Lucas (foto abaixo), que "encena" um célebre quadro de Delacroix abordando a questão do poder - religioso, político ou patriarcal - sob diversas perspectivas.

4) Casa M

Um dos projetos-chave da 8ª Bienal do Mercosul, a Casa M fica localizada na Rua Fernando Machado, no Centro da cidade. O espaço funciona como um espaço de convivência para a comunidade artística e pessoas interessadas em arte e cultura, com diversas atrações, como exibição de vídeos, exposições, shows e debates.

Após o encerramento do evento, a Casa M seguirá oferecendo à comunidade uma programação de residências curatoriais, pequenas mostras, bate-papos, oficinas e outras atividades.

5) Intervenção de Tatzu Nishi

Durante a Bienal, nove pontos históricos de Porto Alegre - como o Viaduto Otávio Rocha, a escadaria da Rua João Manoel e a chaminé da Usina do Gasômetro - recebem o projeto Cidade Não Vista, conjunto de intervenções de artistas participantes do evento. A ideia é atrair o público para espaços que não são usualmente considerados interessantes.

Um dos destaques deste componente é a intervenção do artista japonês Tatzu Nishi. Conhecido por criar novos ambientes e produzir contextos em que monumentos históricos se aproximam do campo privado, o artista montou salas e quartos a partir de fragmentos da fachada do prédio histórico da prefeitura de Porto Alegre.

8ª BIENAL DO MERCOSUL - ENSAIOS DE GEOPOÉTICA
De 10 de setembro a 15 de novembro de 2011
Diariamente, das 9h às 21h
Entrada Franca
Mais informações no site oficial da Bienal

Atualizado em 10 Abr 2012.