Guia da Semana



Eu tenho vergonha do gosto musical do brasileiro. Ok, gosto não se discute, mas eu necessito desabafar! Só num país como o Brasil, o imbecil do MC Créu pode fazer sucesso.

Algumas dançarinas bundudas com coreografias apelativas, uma batida de fundo, um tonto atrás do microfone e "créu", você se ferrou, vai ter que ouvir essa melodia u ó até que MC Leozinho ou Chicrrete com Banana criem outra biografável canção para o estoque de vergonhas da MPB!

Ah, então... Eu descobri que o MC Créu é o mesmo que inventou a "Dança do Siri", aquele besteirol do Pânico na TV. Mas que homem mais genial minha gente, tem duas obras de chorar na rampa.

Esta praga sonora é o hit do momento, está em todos os lugares, nas festas de elite ao churrasco na laje da favela. Na casa da caixa do supermercardo e na mansão do Accioly em Angra. No caótico trânsito paulistano, uma legião de cafonas escuta créu no carro. CD pirata, aposto.

Agora questiono, por que a massa tem um gosto musical tão horroroso? Refresque sua memória, regrida a um passado não tão distante e lembre-se do axé horror "Segura o tchan, amarra o tchan, tchan, tchan, tchan, tchan, tchan"

"Dança da manivela, dança da manivelaaaaaaaaa... Sai do chão, sai do chão"

"Vou te bater uma real, vou dizer que sou o tal, num sei o que num sei o que lá... É papo de jacaré"

"Pocotó Pocotó Pocotó minha eguinha Pocotó" {Nossa, que vergonha}

"Me diz o que ela significa pra mim
se ela é um morango aqui do nordeste
Tú sabes, não existe sou cabra da peste
apesar de colher as batatas da terra
com essa mulher eu vou até pra guerra"


Outras:

- Maria Chiquinha/Sandy e Junior
- Baba Baby/Kelly Key
- Tânia Mara/Se quiser
- todas do KLB, sem nenhuma exceção, eu MORRO de vergonha
- A Joelma do Calypso cantando qualquer coisa, até "Parabéns pra você"
- Galinha Marilou
- Marrom Bombom

Não tem uma explicação científica, mas quanto pior a música, mais ela toca, mais ela dissemina, mas ela propaga, espalha, vai pra rádio, pro aparelho de som do seu vizinho, pro carro do seu lado, pra rádio AM, pra FM, pro YouTube, etc... É uma praga tipo a dengue. Se multiplica e parece que nunca vai acabar.

O gosto musical do povão despenca na qualidade. Quanto mais parecido com o Latino o cara for, mais sucesso ele tem chance de fazer. É porcaria audível que agrada os analfabetos musicais.

Lembrem-se: musica é cultura. Imagine a quantas anda a nossa cultura! Putz...

No Brasil, a Xuxa grava CD e vende milhões. A Ana Maria Braga se junta com o Fábio Jr. e canta ao vivo em seu programa na Globo. Ana Maria, minha lora, vai fazer bolo, querida!

Ah, tem um cara que me deixa de mau humor. Ele atende por Armandinho e toca de meia em meia hora em todas as FMs desse país. De São Paulo a Juazeiro do Norte.

Ele teve a infeliz idéia de dar voz ao reggae hit romântico Semente, uma música insuportável daquelas que gruda na cabeça e você nutre forças, reza terços, mas ela persiste e de repente você se pega lembrando dela:

"Semente, semente, semente, semente, semente
Se não mente fale a verdade, de que árvore você nasceu?
Semente, semente, semente, semente, semente
Se não mente fale a verdade, de que árvore você
nasceu?"


Ele também fez o desfavor de divulgar duas outras faixas: Desenho de Deus e Ursinho de Dormir.

Sem exageros, o Armandinho é péssimo elevado ao quadrado. A polícia pode usar as músicas dele como tortura para conseguir impossíveis confissões da bandidagem. Falo com segurança, Semente é pior que O Papa é pop dos Engenheiros do Havaí, eu tinha arrepios daquele som. Comparando no âmbito internacional, acho pior que Ice Ice Baby do Vanila Ice.

O que me consola/alivia é saber que Armandinho nunca vai tocar na Kiss FM. Graças a Deus, sobrou uma emissora de bom senso.

Viu, o Armandinho tem outros 23 sucessos e pretende divulgar todos. Sim, esta notícia é desesperadora.

Não bastasse o som ser ruim, a voz não ajuda em nada. Se Armandinho dependesse de mim, morreria de fome ou com um tiro na testa, como Kurt Cobain.

Tem outra coisa que também me envergonha: o nome dos grupos. Exemplos: Batom na Cueca, Sorriso Maroto, Os Travessos, Tchaca Bum, Gaiola das Popozudas, Kiloucura (não, essa grafia é demais pra mim)

Viu, só pra te avisar, todo castigo é pouco: Roberto Jefferson gravou um CD e Roberto Justus outro. Deus me defenda!

Outra coisa, o nome do criador da letra Dança do Créu é Sergio Costa, ok? To te dando essa informação caso você queira coloca-lo nas suas preces antes de dormir...

Quem é a colunista: Denise Molinaro, jornalista

Pecado gastronômico: mousse de tapioca com sorvete de mixirica, no Santa Gula

Melhor lugar do Brasil: praia do Pepê, no Rio de Janeiro, em frente a barraca do Sarney!

Como falar com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.