Guia da Semana

Orquestra El Arranque

Conheça mais sobre a principal orquestra de tango de Buenos Aires


A Orquestra El Arranque é considerada a mais importante do gênero tango em Buenos Aires. Formado por jovens músicos, em meados de 1996, o conjunto tem ganhado cada vez mais destaque ao longo dos anos. Seu disco de estreia, Tango, foi lançado em 1998, seguido de Cabulero, de 2001 - que marcou uma série de apresentações ao lado de Wynton Marsalis e da Lincoln Center Jazz Orchestra no Lincoln Center, em Nova York.

 

Em 2002, eles lançaram o álbum Clássicos e, em 2003, En Vivo en la Rete Due de Suiza. Em junho de 2004, a orquestra excursionou pela Europa, tendo como convidados solistas os maestros Néstor Marconi, Julio Pane, Raúl Garello e Mauricio Marcelli - os shows foram registrados em vídeo e reproduzidos em áudio para o CD Maestros, que chegou às lojas no mesmo ano. Também por esse trabalho, o grupo foi indicado ao Prêmio Gardel.

 

Em 2005, eles iniciaram uma turnê pelo Japão, passando pelas cidades de Tóquio, Kyoto, Osaka e Sapporo. A excursão ainda incluiu o Brasil, onde se apresentaram nas casas de shows Guairão (Curitiba) e no Canecão (Rio de Janeiro). Além de abrir o tradicional carnaval de Valparaíso, no Chile, para um público de mais de 10 mil pessoas. No ano seguinte, participaram de outros festivais ao redor do mundo e, em 2007, foram os principais convidados do 35º Hong Kong Arts Festival, em Hong Kong.

 

No ano de 2008, a Orquestra El Arranque lançou o álbum Nuevos, provando ainda mais sua força como a melhor orquestra de Tango da Argentina, sendo indicada novamente ao Prêmio Gardel. Em fevereiro de 2011, a banda retornou a terras brasileiras para uma série concertos no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Atualmente, o grupo é formado pelos músicos Camilo Ferrero (primeiro bandonéon), Ramiro Boero (segundo bandonéon), Guillermo Rubino (primeiro violino), Osiris Rodriguez (segundo violino), Mártin Vásquez (guitarra elétrica), Ignacio Varchausky (contrabaixo), Ariel Rodríguez (piano) e Noelia Moncada (vocal).


Foto: Divulgação / My Space Oficial
Site oficial: http://www.orquestaelarranque.com.ar/index.php

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças