Guia da Semana

Os melhores museus de Curitiba

O Guia da Semana selecionou os locais ideais para um passeio cultural na capital

Curitiba possui centros culturais com grande diversidade temática, possibilitando várias opções aos amantes da arte ou da história. Os museus são ótimos locais para se fazer descobertas, pesquisas, trabalhos ou mesmo para sanar uma curiosidade.
 

+ Mostra Saramandaia em Curitiba
+ Exposição dos Beatles no Shopping Mueller em Curitiba
+ Fotógrafo da National Geographic Brasil expõe fotos em Curitiba 

A capital possui uma rica variedade de museus e o Guia da Semana preparou uma seleção dos melhores deles para você. Escolha a temática que mais te atrai e bom passeio!

Museu de Arte Contemporânea - MAC

O museu foi inaugurado em 1970 e possui um acervo de mais de 1500 obras de artistas plásticos. Periodicamente o MAC faz mostras temáticas e exposições temporárias, coletivas e individuais. O museu é composto pela sala "Teodoro de Bona", que está anexada ao seu complexo, e mais dos ambientes que abrigam obras de artistas locais. Oferece gratuitamente teatro de bonecos e oficinas de acordo com a exposição.

Museu da Fotografia de Curitiba

O Museu da Fotografia de Curitiba pertence ao Centro Cultural Solar do Barão, que abriga uma variada gama de opções artísticas, ligadas as artes gráficas. O acervo tem mais de 1500 imagens de fotógrafos brasileiros. Também há programações para as crianças e diversas iniciativas educacionais para estudantes.

Museu Egípcio

No Museu Egípcio há réplicas de artefatos arqueológicos. As peças são assinadas por artistas plásticos, como Luis César Vieira Branco, Christopher Zoellner, Aylton Tomás e muitos outros. Dentre os destaques está a múmia de 2.500 anos de uma mulher egípcia, chamada Tothmea. O local conta ainda com a Biblioteca Alexandria e o Espaço de Artes Francis Bacon, onde fazem exposições temporárias, com temáticas variadas.

Museu de Arte da UFPR (MUSA)

O Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná foi criado em 2002 e está localizado no primeiro andar do prédio histórico da instituição. Recebe frequentemente exposições de artistas locais, desenvolve atividades de interação com o conhecimento acadêmico por meio de exposições, mostras, ações educativas e palestras.

Museu do Expedicionário

O Museu do Expedicionário, fundado em 1946, ilustra a participação do Brasil na segunda Guerra Mundial e destaca o trabalho dos soldados locais. O acervo possui uma diversidade de materiais, como filmes, fotografias, mapas, livros, ilustrações da época, uniformes, armas e munições. Também tem exposição de um tanque e um avião de guerra das forças armadas do Brasil.

Museu do Holocausto

O Museu do Holocausto tem a proposta de resgatar a memória dos sobreviventes do maior genocídio do século XX. O local possui um acervo rico, que exibe cartazes de propagandas nazistas, fotografias, réplicas de bonecas e outros objetos. O museu foi fundado em 2011 e aberto ao público em 2012. O museu também recebe exposições de outros países.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

O Museu Oscar Niemeyer é um dos principais cartões postais da cidade de Curitiba. Conta com um acervo de mais de duas mil peças, entre elas estão muitas obras de paranaenses. O local tem mais de 17 mil m² e o projeto foi idealizado pelo próprio Oscar Niemeyer.

Museu Paranaense

Foi o primeiro museu do Paraná e o terceiro do Brasil. Possui biblioteca, laboratórios, auditório e salas de exposição (permanentes e temporárias). O espaço também desenvolve estudos nas áreas de história, arqueologia e antropologia. O acervo tem mais de oito mil peças, com obras raras sobre a história do Paraná, teses, livros, dissertações e cerca de 600 mapas

Rua Kellers, 289 - (41) 3304-3300 Leia mais

Atualizado em 7 Ago 2013.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças