Guia da Semana

Foto: Divulgação/ No Ateliê de Portinari


São Paulo

Livraria Cultura

Com um acervo de mais de dois milhões de títulos, o espaço cultural situado no Conjunto Nacional conta com o Teatro Eva Herz, onde acontecem encontros, leituras, apresentação de espetáculos para todos os públicos e diversos outros eventos.

BES Photo

Pela primeira vez no Brasil, a Pinacoteca do Estado expõe imagens da 7ª edição de um dos grandes prêmios de fotografia do mundo. As 100 obras, de autoria dos finalistas do prêmio em 2011, serão trazidas do Museu Colecção Berardo, em Lisboa.

No Ateliê de Portinari

O Museu de Arte Moderna recebe a exposição com obras do pintor modernista em seu período de formação (1920-1945). Na visita, é possível observar o ecletismo das influências e pesquisas de Cândido Portinari nos anos que precursionaram seu trabalho.

Rio de Janeiro

Queremos Miles - Miles Davis, Lenda do Jazz

Presente pela primeira vez no ranking dos maiores museus do mundo, o CCBB apresenta a exposição em homenagem ao músico americano. A mostra traça um perfil do artista, desde a cidade de sua infância, East St. Louis (Illinois), até os últimos anos de vida.

Luz e Trevas

Em cartaz na Galeria Tempo, a mostra apresenta, por meio de uma seleção composta por 17 imagens em preto e branco, a viagem do fotógrafo Christiano Cravo pelo Brasil e outros três países.

RIO: A Arte da Animação

Os cariocas podem conferir no Museu Nacional de Belas Artes a mostra que apresenta todos os detalhes do processo de criação do longa coproduzido no Brasil e que se transformou em um sucesso de público. Durante a exposição o público pode interagir com os personagens.

Foto: Divulgação/ Rio: A Arte da Animação


Salvador

Panáfrica

O Centro Cultural Solar Ferrão apresenta a montagem com 860 peças que apontam a riqueza estética e a diversidade da produção cultural africana no século 20, expressada em objetos, sobretudo máscaras, estatuetas e utensílios de uso cotidiano ou ritualístico.

Projeto Tamar

Os visitantes têm a real chance de conhecer os ninhos de desova e aprender mais informações sobre essas espécies. Outro local que merece visitação é a reserva particular de Mata Atlântica de Sapiranga, com espécies raras de fauna e flora.

Minas Gerais

Café com Letras

Composto de livraria, cafeteira, bar e jardim de inverno, o espaço oferece ao público as mais variadas manifestações culturais: shows de jazz, apresentações de DJs, lançamentos de livros, exposições de arte, feiras de livros e CDs, cursos.

Plantu & Cartooning for Peace. Caricaturas e Política

Inaugurando a nova galeria de arte do Oi Futuro, o cartunista francês Jean Plantu expõe trabalhos que retrataram momentos marcantes do cenário internacional. A mostra inclui obras de outros 27 desenhistas estrangeiros.

Brasília

Diez Años de Fotografía Española Contemporânea

A mostra reúne 25 imagens e cinco vídeos, que compõe o acervo de 380 obras da Fundação Coca-Cola. O tema dos registros no Espaço Cultural Instituto Cervantes é bem variado e vão desde o corpo e a identidade, passando por abordagens teatrais e cinematográficas.

Museu Vivo da Memória Candanga

Menina-dos-olhos da história da Capital Federal, o espaço resgata os primeiros anos de Brasília com peças, objetos e fotos da época de construção. O museu é formado por 18 edificações originais do conjunto do antigo Hospital Juscelino Kubitscheck de Oliveira.

Curitiba

Debret - Viagem ao Sul do Brasil

Curitiba recebe 60 telas, entre aquarelas e desenhos, de quando Debret chegou ao Brasil para integrar a Missão Artística Francesa. As obras expostas na Caixa Cultural pertencem aos Museus Castro Maya.

Multiplicidades

Depois de uma viagem pela Argentina, a fotógrafa Melanie d'Haese expõe no La Rauxa Café i Bistrot o material produzido durante o passeio. As imagens em preto em branco oferecem ao público uma visão inusitada da cidade de Buenos Aires.

Florianópolis

Foto: divulgação/ Arte na Rua/Rua na Arte


Arte de rua/ Rua de arte

Montada no Espaço Cultural Governador Celso Ramos, as telas de Jaime Baião foram inspiradas na arte dos grafiteiros e pretendem refletir a contravenção dos muros das metrópoles.

Tempo, Espaço e Arte e Linhas Artísticas

O Museu de Arte de Santa Catarina reabre ao público com a mostra que reúne textos, cartazes, fotos e recortes de jornal para contar a trajetória da instituição, criada há 62 anos.

Porto Alegre

Tamanho é Documento

Na Pop Up Galeria de Arte, o coletivo Casa Voadora apresenta a exposição com pinturas em pequenos formatos. O objetivo da mostra é transpor os limites de locomoção e as impossibilidades de ser e estar em qualquer lugar e dimensão.

Dinossauros da Patagônia

O BarraShoppingSul traz aos seus visitantes a mostra com réplicas de seres que viviam na América do Sul há cerca de 230 milhões. São esqueletos de fósseis originais de espécies encontradas ao sul da Argentina.



Atualizado em 6 Set 2011.