Guia da Semana

Planeta Terra 2010

Smashing Pumpkins, Pavement, Phoenix, Of Montreal, Mika e Hot Chip são algumas das atrações que sobem aos palcos do tão aguardado festival


Foto: Divulgação

O Smashing Pumpkins volta ao Brasil com Billy Corgan e novos integrantes

Alô, alô, planeta Terra chamando, planeta Terra chamando, essa é mais uma edição do  explosivo evento musical do segundo semestre. Prepare-se para mais de dez horas de shows que prometem elevar a adrenalina de cerca de 20 mil pessoas. Em 20 de novembro, a diversão é garantida no Playcenter. Mas o passaporte da alegria fica por conta das ilustríssimas atrações internacionais e nacionais, que reiteram a fama de 2010 como o ano dos festivais.

Aclamado nome do rock, o Smashing  Pumpkins é um dos principais destaques dessa quarta edição. Com mais de 23 anos de estrada, a banda retorna a terras brasileiras em mais uma apresentação histórica. Dessa vez com Mike Byrne, Jeff Schroedero, Nicole Fiorentino e Billy Corgan - o único desde a formação original - divulgando o disco lançado este ano, Teargarden by Kaleidyscope.

Outro ícone dos anos 90 e não menos aguardado do Planeta Terra é o Pavement. Os californianos marcaram a década passada como um dos pilares do cenário indie norte-americano, servindo de influência para diversos outros grupos. Fora dos palcos por mais de dez anos, volta em 2010 com turnê mundial, desembarcando pela primeira vez no Brasil.

Foto: Divulgação

Os fãs do Pavement esperam por esse show desde 1999, quando a banda se separou

Quer mais? A premiada Phoenix, que ganhou o Grammy deste ano de melhor banda alternativa, apresenta o elogiado álbum Wolfgang Amadeus Phoenix; e a Hot Chip, um dos principais nomes do eletropop mundial, volta ao Brasil com o CD One Life Stand, também reverenciado pela crítica.

A excêntrica nova geração é muito bem representada pelo Of Montreal, conhecido pela sonoridade única que alia o indie pop, glam rock, funk e R&B; pelo libanês radicado em Londres, Mika, que traz a mistura de culturas em um som freneticamente dançante; e pelo duo australiando Empire of The Sun, que tem despertado cada vez mais atenção da mídia especializada.

Ainda entre as atrações internacionais, o Girl Talk 3rd Band contagia o público com um set list selecionadíssimo de mashups dos principais sucessos do mundo pop. Já o rock experimental tem vez com o Yeasayer e o Passion Pit embala hits como The Reeling e Eyes as Candles Manners.

Foto: Divulgação

O som contagiante do Mika promete animar o público do festival

A escalação nacional do Planeta Terra é composta por artistas da nova cena musical, como os recifenses do Mombojó . Figurinha carimbada em grandes festivais, a banda que veio do mangue beat retorna à produção independente no disco Amigo do Tempo, que caiu nas graças do público este ano.

Outro nome de peso do cenário brasileiro é o Hurtmold, dono de uma rica sonoridade experimental orgânica cheia de texturas e improvisações oriundas dos mais diversos instrumentos.

E quando o assunto é música contemporânea, não podia ficar de fora os Novos Paulistas, que agrega cinco fortes representantes da atual geração: Tulipa Ruiz, Tié, Thiago Petit, Tatá Aeroplano e Dudu Tsuda. Há ainda shows do Holger, que carrega influências do folk, neofolk, country e indie pop; e do República, que apresenta um estilo de rock cru.

Programação

Confira o line-up dos dois placos:

Sonora Main Stage
16h às 17h - Mombojó
17h30 às 18h30 - Novos paulistas
19h às 20h - Of Montreal
20h30 às 21h30 - Mika
22h às 23h - Phoenix
23h30 à 1h - Pavement
1h30 às 3h - Smashing Pumpkins

Gillette Hands Up o/ Indie Stage
16h às 16h40 - República
17h às 18h - Hurtmold
18h30 às 19h30 - Holger
20h às 21h - Yeasayer
21h30 às 22h30 - Passion Pit
23h à 0h - Hot Chip
0h40 à 1h40 - Empire of the Sun
2h à 3h30 - Girl Talk 3rd band

Se você vai

As portas do Playcenter serão abertas a partir das 13h e, assim como no ano passado, diversos brinquedos funcionarão, alguns até às 21h outros, até às 5h manhã. Não será permitida a entrada com gravadores e filmadoras, mas máquinas fotográficas são bem-vindas. Como o acesso é restrito a maiores de 18 anos, é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto. Se for estudante, não esqueça a carteirinha, e deixe os materiais pontiagudos em casa.

A organização do festival disponibiliza 26 ônibus grátis para o traslado do público do estacionamento (Avenida Marquês de São Vicente, 1619) até o parque, e 20 carros para o trajeto da Estação Terminal Barra Funda ao local. O transporte é oferecido a partir das 12h do sábado até às 7h do domingo.

Serviço
Data: 20 de novembro, a partir das 16h.
Endereço: Playcenter - Rua José Gomes Falcão, 20 - Barra Funda - São Paulo/SP.
Informações: (11) 4003-5588.

Se você não vai

Os ingressos estão esgotados desde 7 de setembro, mas quem não conseguiu garantir o seu pode conferir a transmissão ao vivo dos shows no Terra TV, pelo site www.terratv.com.br.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças