Guia da Semana

Foto: Site Oficial
Radiohead: duas músicas entre as dez maiores do rock moderno

O título de hoje, tomado parcialmente de empréstimo da música Riffs dos gaúchos do Superguidis, traduz meu sentimento ao ver no site da rádio americana Woxy a lista das 500 músicas mais importantes do rock moderno e perceber que só uma banda conseguiu emplacar duas canções no top ten: o Radiohead.

Antes de falar da lista e da façanha da banda de Thom Yorke, vou dedicar algumas linhas as rádios net, como a Woxy. Se no Brasil a situação para rádios de rock, e outros estilos não apadrinhados pelo manto do vendável, está cada dia mais difícil, a internet vem salvar os fãs dos mais variados estilos musicais. Desde as melhores rádios de jazz ,as que tocam classic rock (que já incluem bandas como Oasis e Foo Fighters), indie rock, metal e tudo mais que você imaginar. opções não faltam no mundo virtual para escutar aquela música que adoramos. O papel desempenhado por elas, pelo menos para nós brasileiros, é de suma importância. Outros bons exemplos são a Purê FM de Bruxelas, a XFM de Londres e a Triple J de Melbourne, que tem uma programação eclética e capaz de agradar aos fãs mais exigentes.

No Brasil, infelizmente, estamos carentes de boas opções, tanto no dial como na net. Poucas são as rádios que investem um espaço de sua programação para bandas de rock (só tocam as mais queridinhas da mídia) ou para programas dedicados ao rock e a outros estilos. As incertezas em relação aos direitos autorais e as dificuldades de custeio impedem que mais rádios net sejam criadas no Brasil, obrigando aos fãs a procurar as melhores opções vindas de outros continentes.

Tá, mas e a lista que iniciou este texto? E o Radiohead? Como falei a Woxy é um dos expoentes das rádios net (ela também funciona no dial em Cincinnati) e tem uma programação, na maioria das vezes, sensacional com uma seleção que nos faz desejar ter um pingo da criatividade dos DJs da rádio. Os fãs do rock adoram as listas (vide o clássico Alta Fidelidade) e a Woxy fez a sua das 500 músicas mais influentes do rock moderno. A diversidade das bandas é o que mais chama atenção, indo de nomes pouco conhecidos como Mclusky, GranMasters Flash & The Pogues até clássicos como REM, Jesus & Mary Chain, Joy Division, Violent Femmes, Joy Division, White Stripes, Nirvana & Pixies. Como toda lista ela gera sorrisos e reclamações. Veja só o seguinte: qual música é a primeira colocada? Creep, dos mega hypados do Radiohead. E para completar eles, e só eles, emplacaram outra no top 10: Paranoid Android (outras quatro canções da banda também fazem parte da lista).

Uma das grandes bandas dos anos 90, com discos antológicos como OK Computer, o Radiohead conseguiu superar a barreira entre o indie e o mainstream e, hoje, é o grande popstar do rock mundial (no nível de grupos como U2) e a cada dia aproxima-se do status de mito da música. O lançamento do álbum In Rainbows com a disponibilização gratuita por um período gratuitamente das faixas no site, mostrou a visão da banda para inovar e gerar notícias ao seu redor. Após essa badalação eles saíram em turnê pela Europa e os EUA, com lotações esgotadas e concertos memoráveis (dá uma pesquisada no Youtube e confere o que estou falando), demonstrando aos céticos a vitalidade de seu trabalho e deixando os fãs aos prantos ao final de cada show.

E os fãs brasileiros? Confirmações de shows do grupo em nosso país já foram feitas mais de um milhão de vezes, mas até agora nada! Ao ver a lista da Woxy, a posição do Radiohead no top ten e lendo os sites com os relatos emocionados dos shows do grupo, fiquei pensando em como será sensacional assistir ao vivo ao riffs de Creep, Paranoid Android, The Bends, Black Star e ter a oportunidade de viver essa mística que envolve a banda.

Enquanto o dia não chega e a espera nos deixa angustiados, vale ouvir as músicas presentes na lista da Woxy (por sinal sensacional sobre vários aspectos) e os clássicos que o Radiohead gravou em seus álbuns. Ah, "Por isso eu acredito nos riffs, eles me farão mais feliz!".

Quem é o colunista: Rogério Duarte da Silva.

O que faz: redator do blog musical Katacultura.

Pecado gastronômico: arroz, feijão e bife

Melhor lugar do Brasil: Pelotas, Rio Grande do Sul

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.