Guia da Semana

Por Thiago Kaczuroski


As semanas de final de ano costumam ser difíceis para os fãs de teatro: são as últimas oportunidades de conferir os espetáculos, e a maioria das temporadas se encerram. Agora é hora de programar a agenda com as estréias e reestréias previstas para o ano que vem:

Sucesso absoluto de público, O Fantasma da Ópera volta aos palcos de São Paulo no dia 5 de janeiro para a temporada 2006. O espetáculo está em cartaz desde o dia 21 de abril de 2005, e desde então já foi visto por mais de 375 mil pessoas. A montagem brasileira, que envolve mais de 200 profissionais repete o sucesso de suas versões internacionais. Em sua bem-sucedida carreira mundial, O Fantasma da Ópera já foi apresentado em 116 cidades de 24 países, com um público superior a 64 milhões de pessoas.

Também de volta aos palcos paulistas está o espetáculo As Mulheres da Minha Vida , com direção de Daniel Filho e Antônio Fagundes no elenco, que sofre uma alteração: a atriz Gabriela Duarte substitui Paloma Duarte nesta temporada. A peça reestréia no dia 12 de janeiro no Teatro Cultura Artística.

Outro artista conhecido do público que volta à cena em 2006 é Selton Mello. O espetáculo O Zelador , do dramaturgo inglês vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2005 Harold Pinter, reestréia em 6 de janeiro, para nova temporada de sexta a domingo no Teatro Folha. A peça é a primeira produção de Selton Mello, e já foi apresentada para cerca de 100 mil pessoas desde 1999.

Mais um sucesso de audiência que volta em 2006 é o espetáculo Monólogos da Vagina . Tânia Alves, Fafy Siqueira e Vera Setta retornam para pequena temporada no Tom Brasil, em comemoração à marca de mil apresentações da peça.

Outros espetáculos que estréiam no começo de 2006 são: a montagem da Cia Royal Milk Shakespeare para Sonho de Uma Noite de Verão , que chega aos palcos dia 4 de janeiro; o especial Revistando 2005 , que reúne cinco companhias (Parlapatões, Pessoal do Vacalhau, Cia. do Pátio, Le Plat du Jour e Ex-Filhos) dando sua versão bem humorada dos fatos que marcaram o ano e que entra em cartaz a partir de 14 de janeiro e o monólogo baseado em peça de Franz Kafka A Construção , encenada pelo ator Wilson Julião (foto), a partir de 13 de janeiro.

Atualizado em 6 Set 2011.